Polícia Militar abre inscrições para Estágio do Policiamento Turístico

Os detalhes foram publicadas no boletim 94
A Polícia Militar abriu as inscrições para o Estágio de Policiamento Turístico (EPTur), que visa capacitar o efetivo para o atendimento ao turista, já que a Paraíba fica entre os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, cujas capitais serão sedes da copa do mundo 2014.

Para atender ao público que deve visitar o estado por causa da proximidade do local em relação às cidades-sede, o estágio vai oferecer qualificação ao policial acerca do atendimento turístico, a hospitalidade, orientações de como atender ocorrências que envolvem o direito do consumidor e ações de combate à exploração de crianças e adolescentes.

Segundo o comandante da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur), capitão Onierbeth Elias, o curso aumenta a capacidade de levar este tipo de policiamento a uma quantidade maior de locais de interesse turístico. “A CEATur nem sempre está em todo canto e qualificando os policiais dessas áreas de interesse turístico, oferecendo a eles as noções básicas para o atendimento ao turista, estaremos aumentando a capacidade da Polícia Militar de proporcionar a este público a satisfação com os serviços de segurança pública”, comentou.

Uma pesquisa sobre a satisfação dos turistas, realizada no ano passado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, mostrou que 96,33% dos visitantes afirmaram que pretendiam voltar ao estado. Os dados – que analisaram o perfil do turista que vista a Paraíba – revelaram também que dos 517 turistas entrevistados, 73,42% apresentaram satisfação em relação ao serviço de segurança pública.

O estágio – Serão oferecidas 30 vagas neste primeiro estágio, com mais de 70 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas: Introdução ao estudo do turismo, identificação de passaportes, direito da criança e do adolescente, doutrina do policiamento turístico, direito do consumidor, segurança aeroportuária, educação ambiental, história da Paraíba, geografia da Paraíba, direitos humanos e polícia comunitária, gerenciamento de crises, atendimento pré-hospitalar e ‘city tour’. As aulas vão ser realizadas no Centro de Educação da PM.

Inscrições – O edital com os detalhes sobre as vagas e as inscrições, que são exclusivas para policiais militares, foi publicado no boletim interno da instituição, de número 94. Elas vão até as 10h do próximo dia 26. Os policiais interessados devem imprimir o requerimento de inscrição, que foi publicado com o edital, e entregar na Companhia Especializada em Apoio ao Turista, localizada na Avenida Márcio Onila da Conceição, nº 1275, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.

Compartilhar