Solenidade marca comemorações do aniversário de 42 anos do 3º BPM

A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Patos
Conhecido por ser “o guardião do sertão”, o 3º Batalhão da Polícia Militar completou no dia 14 de maio seus 42 anos de fundação. Para celebrar a data foram realizadas diversas atividades esportivas e religiosas ao longo da semana, que foram encerradas nesta sexta-feira (16), durante sessão solene na Câmara Municipal de Patos, onde foram entregues honrarias a militares e civis.

O plenário Edvaldo Motta ficou lotado. Primeiro o público conferiu a entrega da premiação aos vencedores do torneio de futebol de salão e também de tiro defensivo. No futsal ficou em primeiro lugar o time do Exército Brasileiro ‘Tiro de Guerra 07-002’ e em segundo, a equipe da 6ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Já no tiro, o campeão foi o soldado Jandrey, pertencente ao 3º Batalhão.

Em seguida foi a vez dos militares e civis receberem comendas como forma de valorização, reconhecimento e agradecimento pela contribuição para o crescimento do 3º BPM.

No total, foram concedidas 6 láureas do mérito operacional tenente José Alves da Luz, 7 láureas do mérito disciplinar José Maria Braz, 11 medalhas de tempo de serviço (de 10 e 20 anos), 2 medalhas de serviços distintos e 10 certificados de amigos do 3º Batalhão.

Representando os agraciados, Alexandre Nunes Costa, da Ordem dos Advogados do Brasil em Patos, agradeceu o reconhecimento lembrando a importância do policial militar na sociedade. “O orgulho que o policial militar demonstra em vestir a farda e sair em defesa da sociedade é algo admirável e não é pra qualquer um não, por isso a população agradece tanto essa escolha de vida profissional dos membros da instituição, que ora tenho a honra de ser agraciado por uma de suas unidades do sertão, o 3º Batalhão da Polícia Militar”, discursou.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Cunha Rolim, usou a tribuna para lembrar a trajetória da unidade responsável pela região de Patos. “Sou o vigésimo sétimo oficial a comandar este batalhão que completa 42 anos de existência e ações em prol da segurança pública. Somos mais do que uma simples estrutura localizada no bairro Jardim Lacerda, somos seres humanos policiais militares que carregam o compromisso de defesa da sociedade em toda a região de nossa responsabilidade. No combate à criminalidade, o 3º Batalhão tem sido decisivo na redução dos indicadores da criminalidade no Estado, sendo o que mais reduziu proporcionalmente em 2013, com 34% de queda do número de homicídios. Ao longo de sua história, os homens e mulheres que fazem esta unidade sempre buscaram proteger e servir os paraibanos, sobretudo o povo sertanejo”, externou.

Participaram também da solenidade, Parlamentares do município; Líderes religiosos; Representantes da Polícia Federal; da Polícia Rodoviária Federal; da Casa Militar do Governador; da Agência Estadual de Vigilância Sanitária; o subcomandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Almeida Rosas; O comandante do Policiamento Regional II, coronel Ronildo; O subcomandante do Policiamento Regional II, tenente-coronel Plutarco; Comandantes de Batalhões e Companhias do Sertão; Profissionais da área de saúde; membros da Ordem dos Advogados do Brasil em Patos; e familiares dos policiais militares.