PM aprimora treinamento de tiro com o uso de novas tecnologias

A nova tecnologia ampliará a capacidade do treinamento de tiro dos policiais militares da Paraíba. (Foto: Wagner Varela)
Uma nova tecnologia ampliará a capacidade do treinamento de tiro dos policiais militares da Paraíba, que agora contam com o stand virtual de tiro. A novidade faz parte dos investimentos do Governo do Estado na formação e capacitação dos profissionais de segurança pública e foi entregue nessa segunda-feira (05), durante inauguração da Unidade de Polícia Solidária do Renascer II, em Cabedelo.

É a primeira vez que a Polícia Militar da Paraíba usa este tipo de tecnologia nos treinamentos. O software (programa) usado pela instituição foi desenvolvido na Paraíba e permite ampliar o número de disparos por cada policial, tanto na formação quanto na capacitação.

Apesar de ser um stand virtual de tiro, os treinamentos são realizados com armas de verdade, adaptadas com um dispositivo de laser dentro dela para efetuar os disparos, inclusive com simulação dos estampidos (barulho de tiro). Tudo fica registrado em um banco de dados para que o policial possa acompanhar seu desempenho e evolução durante os treinamentos continuados ao longo de sua carreira profissional.

O major Pablo Cunha, que é especialista em tiro policial, explica que o stand virtual não substitui o treinamento no campo real. “O stand virtual de tiro, pioneiro no Brasil com esse sistema inovador, possibilita um treinamento com total segurança para o aluno e o instrutor, com aulas preparatórias que permitem que o policial se adapte ao peso do armamento, do gatilho, ao conjunto de pontaria da arma e a estrutura de movimentos para os disparos, para a partir daí começar o treinamento real com disparos com munição real, que não é substituído, mas sim aprimorado com essa tecnologia usada na parte inicial”, explicou.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, essa aquisição demonstra o zelo e a preocupação do Governo do Estado na formação dos policiais militares. “Desde 2011 a preparação dos profissionais de segurança pública vem recebendo uma atenção especial por parte do Governo, a exemplo do policial militar que nos anos anteriores sofria com a escassez de munições e chegava a se formar realizando apenas 10 disparos nos treinamentos, realidade que mudou a partir de 2012 quando o policial passou a realizar mais de 200 disparos e com o stand virtual vai permitir uma formação melhor, com mais de 3 mil disparos e uma capacitação rotineira dos responsáveis por cuidar da segurança dos paraibanos”, ressaltou.

O primeiro stand virtual de tiro já está funcionando na sede da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Cabedelo, e está previsto para este ano ainda a implantação de mais dez nos batalhões, companhias e núcleos de formação.

Compartilhar