Governo do Estado inaugura base do Pelotão de Pedras de Fogo

O pelotão vai beneficiar 28 mil pessoas. Foto: Wagner Varela
O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (02), a nova base do Pelotão da Polícia Militar de Pedras de Fogo, que conta com 33 policias, três viaturas e três motocicletas para as ações de segurança no município. Na oportunidade também foram entregues armas de grosso calibre, entre elas, o fuzil 762 – que desde 1998 a PM não adquiria. O pelotão beneficia de forma direta 28 mil pessoas da região.

A base é toda climatizada, equipada com computadores e possui alojamentos masculino e feminino, além de um pátio para abrigar os veículos apreendidos. Paralelo ao serviço de policiamento, os policiais também realizam palestras educativas nas 25 escolas da zona urbana e rural da cidade.

Resultados

O 1º Pelotão da 1ª Companhia Independente acumula desde 2011 um resultado de queda dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na cidade, que em 2010 registrou 25 assassinatos. Em 2011 esse número caiu para 15 homicídios (redução de 40% em relação a 2010); Em 2012 para 8 (47% de redução quando comparado com 2012); e no ano de 2013 registrou 7 assassinatos (queda de 12,5%).

Em relação às apreensões de armas, só em 2013 foram retiradas 28 de circulação durante as ações policiais no município. Além disso, foram recuperados 23 veículos roubados, apreendidos 7 veículos adulterados e recapturados 8 foragidos da justiça.

De acordo com o tenente Thomás Carvalho, que comanda o Pelotão de Pedras de Fogo, o resultado é atribuído ao empenho da tropa. “No pelotão temos policiais altamente comprometidos e isso reflete nos resultados alcançados, tanto que só no ano de 2013, dos 7 homicídios registrados 3 foram solucionados pela própria Polícia Militar, que através de levantamentos chegaram aos suspeitos dos crimes e subsidiaram a Polícia Civil na elucidação desses delitos”, frisou.

Compartilhar