Comandante Geral discute segurança para as eleições 2014

Foto: Tenente L. Neto/ajudante de ordens
Dois anos após a Polícia Militar realizar uma das maiores operações de segurança para as eleições no país, o Comandante Geral da instituição, coronel Euller Chaves, visitou nesta terça-feira (15) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Saulo Benevides, com discutiu o Plano de Segurança Pública para as Eleições 2014.

No encontro o comandante geral recebeu o calendário eleitoral e as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que dizem respeito ao pleito, assim como a garantia do desembargador de que os cronogramas e relatórios de diversos setores do TRE-PB serão enviados para que a polícia possa montar a estratégia de ação. Ainda foi definido no encontro que serão realizadas reuniões com todos os juízes eleitorais e procuradores, onde a PM fará um diagnóstico sobre os principais problemas enfrentados pelos juízes nas últimas eleições, no que diz respeito à segurança pública.

Em 2012, a Polícia Militar deflagrou a operação voto seguro nos dois turnos das eleições para prefeito, nas 223 cidades paraibanas. As ações foram coordenadas por três Centros de Comando e Controle, que integrou vários órgãos de segurança pública e a justiça eleitoral, o que garantiu eleições tranquilas no Estado.

A Polícia Militar pretende alcançar o mesmo êxito nas eleições estaduais deste ano, conforme comentou o comandante geral, coronel Euller Chaves. “Já estamos planejando a segurança para este ano e até julho estaremos apresentando uma simulação para o TRE do que será feito, com o uso de novas estratégias para promover uma segurança ainda maior no período que representa o pleno exercício da democracia brasileira”, lembrou.

Além do presidente, participaram também do encontro, na sede do TRE, o desembargador João Alves da Silva e o juiz Tércio Chaves de Moura, vice-presidente e corregedor geral do TRE, respectivamente, o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Almeida Rosas, e o assistente de gabinete do comandante geral, coronel Coutinho.