Operação Verão: 20 são presos durante ações neste fim de semana

Operação intensificou rondas e abordagens em toda a Região Metropolitana de João Pessoa (Foto: Werneck Moreno)
A ‘Operação Verão’ da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) já retirou das ruas pelo menos 20 suspeitos, cinco armas de fogo e diversos tipos de drogas. Os dados foram registrados no Centro Integrados de Operações Policiais (Ciop) e dizem respeito aos flagrantes realizados no fim de semana. A Operação teve início na sexta (10), com o reforço extra de mais de 200 homens em toda a Região Metropolitana, e segue até o dia 21 de fevereiro.

Entre as primeiras prisões realizadas dentro das ações está a de quatro indivíduos que traficavam drogas em via pública, no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita. Com o grupo, composto por dois adolescentes e dois maiores de idade, foram apreendidas dois revólveres, ambos calibre 38, quatro trouxinhas de maconha, 41 pedras de crack e objetos possivelmente roubados como relógios e celular. Todo o material e os suspeitos foram conduzidos para a delegacia local.

Também na sexta, por volta das 21h39, outro homem foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, sendo que no bairro do Alto do Mateus (na Capital). O suspeito foi localizado pelas guarnições na Comunidade da Mônica, com 96 pedras de crack, R$ 117 em espécie e um revólver calibre 38 com três munições intactas. Ele foi conduzido e autuado na 12º Delegacia Distrital.

De acordo com as informações prestadas ao Ciop, outro indivíduo que estava com o suspeito conseguiu fugir da abordagem policial, sendo capturado horas depois e conduzido a delegacia. Ele foi ouvido e liberado porque no momento da prisão já não estava com nenhum objeto ilegal. Já no bairro do Tambiá, na Capital, mais três pessoas foram presas pelo mesmo crime, sendo que no sábado (11).

Segundo o tenente coronel Adielson Pereira, comandante do 1º Batalhão e que atende a área, a polícia recebeu uma denúncia anônima dando conta da localização de uma casa que serviria de ponto de venda de drogas.

“Rapidamente, a guarnição fez averiguação e flagrou no local três indivíduos com mais de 100 pedras de crack, uma pequena quantia em espécie e um celular”, detalhou o oficial, ao acrescentar que os suspeitos foram encaminhados para o 1º Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp). Foram detidos: Endson Crisma Silva, 22 anos, Daniel Silva de Melo, 19 anos, e Alison Fernandes da Silva, 26.

A Operação também realizou prisões em Cabedelo, uma das cidades foco das ações. No local, dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos quando circulavam em uma moto roubada e com entorpecentes. Com a dupla, a polícia encontrou 30 pedras de crack e uma pequena quantia de dinheiro trocado. Eles foram levados para a delegacia local para a devida autuação.

Todos os flagrantes foram registrados da sexta até a madrugada desta segunda (13) e incluíram a captura de dois foragidos da Justiça, identificados como Pedro Henrique Ramos Leoncio (encontrado no bairro da Torre, na Capital) e Sérgio Macena de Oliveira (localizado em Bayeux). “As ações da Operação Verão seguem intensificadas nas áreas de interesse turístico, onde há maior convergência de pessoas neste período, e também nos bairros considerados de risco”, garantiu o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira.