Soldado da PM é medalha de prata na olimpíada paraibana de informática

O policial Bruno Paulino é o de camisa preta com azul
Elaborar programas que resolvam de forma rápida problemas na área de informática. Esse foi o desafio enfrentado por 47 equipes de todo Estado que disputaram a olímpiada paraibana de informática, promovida pela Universidade Federal de Campina Grande, que teve como medalha de prata o soldado da Polícia Militar, Bruno Paulino, segundo colocado na categoria avançado sênior – que é disputada por alunos do ensino superior e mestrado.

O policial militar integrou a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, que participou pela primeira vez da competição. Além dele, a equipe era composta por Lívio Ribeiro e Daniela Pitta – todos três estudantes do 6º Período do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet.

As provas tiveram duração de cinco horas e os alunos enfrentaram o desafio de elaborar os programas para resolver dez questões proposta pela banca avaliadora.

“É uma mistura de raciocínio lógico com matemática que usamos para encontrar soluções imediatas para problemas que precisam de respostas rápidas e garantam um perfeito desempenho dos sistemas, que geralmente são usados por grandes empresas e instituições públicas”, explicou o soldado Bruno.

O medalhista de prata é lotado na Casa Militar do Governador. Ele recebeu a premiação na noite desta quarta-feira (27), no auditório da UFCG, na cidade de Campina Grande.

O soldado foi selecionado através do programa federal ‘ciências sem fronteiras’ (disputado por estudantes de todo o país) e no próximo ano terá a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento nas faculdades dos Estados Unidos.

Para o Secretário Chefe da Casa Militar do Governador, Coronel Fernando Antônio Chaves, a conquista do soldado demonstra o nível intelectual que a polícia militar tem em seus quadros.

“As forças de segurança precisam desse grau de inteligência para exercer suas ações em prol da sociedade e nós temos em nossos quadros profissionais extremamente preparados pra isso, como demonstrou o soldado Bruno, que além de possibilitar pesquisas no ramo da informática, sempre está aprimorando o conhecimento para contribuir ainda mais com o trabalho de nossa instituição”, avaliou o Coronel.