PM atualiza sistema de registros de ocorrências emergenciais on-line
Conforme o coordenador de Tecnologia da Informação da PM, tenente coronel Lamark Donato, a nova forma de catalogação das ocorrências segue ainda os padrões estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Teremos a oportunidade de elaborar, por exemplo, relatórios socioculturais já que o cadastro das ocorrências inclui informações dos envolvidos como nível de escolaridade, profissão, idade, sexo, citou Lamarck, ao lembrar que os dados detalhados servirão de base para o planejamento de gestão da segurança.
Apesar de desenvolvida pela PM, a atualização do sistema será disponibilizada para todos os agentes de segurança pública do Estado, tais quais: Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Agente Penitenciários cada um contribuindo com a inserção de dados inerentes a sua atividade e compartilhando informações e relatórios de interesse mútuo.
Segundo Lamarck, desde o início do processo de reformulação do sistema, em novembro de 2012, várias reuniões estão sendo realizadas com os militares e civis empregados no setor de estatística ou no atendimento de chamadas de urgência.
Ouvimos as demandas e dificuldades apresentadas por esses operadores no que tange à captação e inserção das ocorrências no sistema. A partir daí iniciamos uma análise das novas tecnologias disponíveis no mercado e elaboramos a atualização que melhor pode atender as nossas demandas, explicou Lamarck, enfatizando que os gestores já foram treinados e capacitados para operar o novo modelo.
A última reunião que fechou esse ciclo de análise e treinamentos aconteceu na última desta sexta (27), no auditório do Quartel do Comando Geral, no Centro da Capital. Na ocasião, o coordenador de Tecnologia de Informação da PM, tenente coronel Lamark, repassou aos integrantes dos diversos Setores de Análise Criminal e Estatística as últimas informações sobre o novo padrão de registro de ocorrências, que já está pronto e começa a operar definitivamente nesta terça (01).