Militares conquistam oito medalhas em Competição Nacional

Conforme o cabo Manoel Bezerra, um dos coordenadores do grupo, a união foi essencial para os bons resultados. Todo mundo ajudou-se mutuamente e nós, militares, contamos ainda com o apoio dos comandantes de batalhões e do Comando Geral, que fizeram a liberação para que pudéssemos representar o nosso Estado e nossa corporação, destacou Bezerra, que conquistou a medalha de ouro em quatro modalidades (Luta, Absoluto, Salto em Altura com Rolamento e Salto em Distância com Rolamento) categoria até 69 quilos (Kg).
Além dele, o cabo Carlos Silva ganhou a prata em três provas (Luta, Salto em Altura com Rolamentos e Salto em Distância com Rolamentos) da categoria de 94 a 102 kg. Aquele verdadeiro praticamente de Hapkido só encontra o sucesso cultivando dentro de si a sabedoria, a coragem, a benevolência e acima de tudo Deus, citou, ao lembrar dos princípios que nortearam o grupo.
O soldado do Corpo de Bombeiro Militar e preparador físico da equipe, Leandro Libório, também lembrou do esforço da equipe. O comprometimento e a dedicação nos treinamentos levaram a equipe a ser vitoriosa, enfatizou ele, que conquistou a medalha de prata na categoria Luta até 85 kg.
Capacitação
A prática do Hapkido, uma arte marcial milenar que nasceu na Coréia e que foca no sistema de defesa pessoal, já está presente em três batalhões da Polícia Militar da Paraíba, tais quais: o 1º e o 5º BPM, sediados em João Pessoa, e o 4º BPM, em Guarabira. Conforme o cabo Bezerra, cerca de 20 militares, entre PMs e Bombeiros, já estão habilitados junto à Confederação Nacional de Hapkido e capacitados para praticar e ensinar a luta.
A maioria deles também tem formação em outras artes maciais, como judô e Karatê. Hoje, a PMPB conta com policiais altamente qualificados no que tange a defesa pessoal, apontou Bezerra, acrescentando que os treinamentos acontecem nas sedes de batalhões e em algumas academias parceiras, como a Vitória, no Cristo Redentor.
Social
A ideia do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba é transformar a prática das artes maciais em um projeto social que beneficie comunidades atendidas pelas Unidades de Polícia Solidária. O Lutando pela Paz ainda está em fase de elaboração, mas já tem uma ação piloto na sede do 5º Batalhão, onde 40 crianças têm aulas gratuitas de Taekwondo. O projeto tem sido coordenado pelo cabo Bezerra e deve ser ampliado com a consolidação do Lutando pela Paz.
É motivo de orgulho e alegria ver nossos militares sendo vitoriosos em campeonatos nacionais. Vamos aproveitar essa habilidade e a paixão que eles têm pela arte para usá-la como fator de pacificação social, afirmou o comandante geral da PMPB, coronel Euller Chaves, que recebeu, junto com o subcomandante, coronel Francisco de Castro, os campeões em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (19). Na ocasião, ele garantiu que dará todo o apoio para que os militares possam continuar e ampliar a prática da arte, assim como estendê-la para comunidades carentes.