Oficial do BOPE conclui curso de negociação policial em Pernambuco

Tenente Mendes Filho sendo recebido após o curso pelo Comandante do Bope, Major Bisneto
Policiais militares de quatro estados do Nordeste, além de bombeiros e policiais civis de Pernambuco participaram, entre os dias 12 e 30 de agosto, na capital pernambucana, do curso de negociação policial – que prepara os profissionais para atender ocorrências envolvendo reféns e suicidas. A polícia militar da Paraíba foi representada pelo tenente Mendes Filho, do Bope, que está elaborando um curso para ser ministrado aos policiais paraibanos.

“A negociação policial é de fundamental importância em nossas atividades porque desenvolve no profissional a capacidade de lidar com a vida humana em situações de alto risco, o que nos possibilita uma preparação maior para preservar vidas e aplicar a lei”, destacou o oficial do Bope da Paraíba ao chegar do curso.

O objetivo da participação dele foi aprimorar as técnicas para montar um planejamento de um curso de negociação policial que será ministrado com os PMs da Paraíba. A princípio o curso trabalha o policial para dar respostas satisfatórias nas ocorrências com reféns e suicidas, mas pode ser aplicada nas diversas ocorrências da rotina dos policiais.

Durante os 18 dias de curso, a polícia militar de Pernambuco disponibilizou 120 horas/aulas de instruções, distribuídas em cadeiras práticas e teóricas, com destaque para psicologia aplicada, noções de psicopatologia, programação neolinguística, técnicas e táticas de negociação e prática de negociação. As aulas foram ministradas na 1ª Companhia Independente de Operações Especiais da Polícia Militar de Pernambuco, que reuniu os profissionais de segurança pública de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Compartilhar