Polícia Militar participa de ação comunitária no Renascer I

Cães do canil animaram a criançada presente (Fotos: Werneck Moreno)
Aferição de prevenção, retirada de Carteira de Identidade, recreação, sensibilização sobre o perigo das drogas através de Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) e apresentação do Canil da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Tudo isso foi proporcionado, na manhã desta sexta (30), aos moradores do bairro Renascer I, na capital, durante mais uma ação do projeto ‘ Ciranda de Serviços’ – da Fundação de Ação Comunitária do Estado (FAC).

Como nas outras edições, diversas secretarias, além da Polícia Militar, apoiaram o evento, levando educação, diversão e saúde aos moradores de comunidades carentes. Para o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PMPB, tenente coronel Valterlins Dutra, “essa interação com a população, principalmente através das crianças, quebra a barreira que existe, em alguns locais, entre o povo e a corporação. A polícia passa a ser vista como um ‘amigo’ e não com a imagem do medo”.

O oficial citou, ainda, que a polícia estando próxima da comunidade consegue prevenir mais crimes e ajudar na resolução de problemas comuns, antes que virem casos de polícia. Na manhã desta sexta (30), mesmo em meio a chuva, os moradores do Renascer compareceram às ruas para desfrutar dos serviços oferecidos pelo Estado. Um dos momentos de maior entusiasmo foi a apresentação dos cães do Canil da Polícia Militar.

Eles sentaram, rolaram, pularam e impressionaram as crianças que acompanharam o show. “Gostei de tudo, queria um cão desse para mim, eles são bem lindo”, disse o pequeno Igor Oliveira, de 5 anos. Segundo a diretora executiva da FAC, Cassandra Figueiredo, a população tem recebido bem e comparecido aos dias de ação social.

“Sabemos que a população carente por vezes tem dificuldade em se deslocar e usufruir dos serviços públicos, por isso trazemos as secretarias até eles”, comentou, ao citar que Renascer foi o terceiro bairro que recebeu a ‘Ciranda de Serviços’. O próximo bairro contemplado será Mandacaru, em 13 de setembro, e a expectativa é que até o final do ano dois bairros sejam beneficiados pelo projeto, a cada mês.

Compartilhar