Polícia inaugura museu histórico em evento aberto ao público

Museu está localizado no salão nobre do Quartel do Comando Geral, no Centro de João Pessoa (Fotos: Werneck Moreno)
Os principais fatos e personagens que marcaram os 181 anos de história da Polícia Militar da Paraíba agora estão acessíveis ao público em geral. É que às 16h desta terça-feira (20), no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral (no Centro de João Pessoa), acontece a inauguração do Museu da corporação, que conta com diversos painéis e equipamentos que contam a evolução da briosa paraibana.

Conforme o Tenente Emiliano de Cristo , então diretor do museu, o prédio conta com documentos internos da PM do início do século XX (como boletins e cadernetas) , além de uniformes e armamentos de época. Um dos destaque é uma túnica , o uniforme de gala da PM, que data de 1920. Entre os armamentos antigos, está exposta uma metralhadora Hotchkiss, utilizadas nas décadas de 1930 e 40, além de equipamentos de rádio telecomunicação utilizados pela briosa ao longo da sua história.

A inauguração do Museu faz parte das comemorações do aniversário do coronel Elísio Sobreira, que é o patrono da PMPB. Na ocasião, também haverá o lançamento do livro ‘A Briosa – A História da Polícia Militar da Paraíba’, de autoria do coronel reformado João Batista de Lima; e a concessão da medalha Elísio Sobreira para policiais militares e autoridades civis que contribuíram para o engrandecimento da corporação.

Durante a inauguração, que é aberta ao público em geral, a população poderá ainda conferir a viatura mais antiga da PM, um fusca do ano de 1974. O veículo ficará exposto na área externa do Quartel do Comando Geral, no pátio da Praça Pedro Américo.

O Museu

Criado inicialmente como memorial em 2004, o Museu da PM passou a ter uma nova configuração na gestão do atual comandante da briosa, o coronel Euller de Assis Chaves. Desde então, em janeiro de 2011, foi iniciado o trabalho de coleta de materiais de cunho histórico para compor o acervo do museu.

Além do tenente Emiliano de Cristo, ajudaram na ‘construção’ do Antiquário o coordenador de arquivo da Polícia Militar, o educador Edson de Almeida Macedo; e três professores integrantes da coordenação do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. São eles: a professora doutora Bernardina Freire, o professor mestre Bertrand Martins e a professora mestre Karlene Dantas.

História da PM

Criada ainda no tempo do Império (em 3 de fevereiro de 1832), a Polícia Militar da Paraíba é, atualmente, o mais antigo órgão público em atividade no Estado da Paraíba. Ao longo da sua história, a PM esteve presente nos mais importantes momentos históricos do Brasil e da Paraíba, a exemplo do combate à Revolução Praieira, à Guerra do Paraguai, à Revolta do Quebra-quilos e à Coluna Prestes.

Inicialmente, a corporação foi formada com um efetivo de 50 homens, sendo 15 a cavalo e 35 a pé. As suas primeiras missões foram a Guarda da Cadeia e a execução de rondas no Centro de João Pessoa. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 9.375 homens e mulheres na ativa, distribuídos em 14 Batalhões de área, quatro Batalhões Especializados e sete Companhias Independentes.

Entre as atribuição da PM, hoje, estão : planejar e coordenar as ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública; atuar também de maneira preventiva; fazer a guarda de presídios; realizar a fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais e exercer a polícia administrativa do meio ambiente.