Operação conjunta desarticula quadrilha de roubo a gados

Operação contou com policiais do 8º BPM, sediado em Itabaiana
Uma operação conjunta entre policiais militares do 8º Batalhão (sediado em Itabaiana) e policiais civis da 10ª Delegacia Regional resultou na prisão de cinco suspeitos de integrarem uma quadrilha que roubava gados em quatro municípios da zona da mata paraibana (Pilar, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Cruz do Espírito Santo).

Conforme o comandante do 8º BPM (inserido na 2ª Região Integrada de Segurança Pública), tenente coronel Sérgio Linhares, as prisões aconteceram em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela comarca de Pilar. “A quadrilha ainda tem mais um integrante que foi preso desde o mês passado”, comentou Linhares, ao frisar que as polícias continuam nas ruas para cumprir mais mandados de prisão.

Todos os detidos foram pegos na cidade de Pilar – que fica a 52 quilômetros da capital. Parte do grupo foi presa em casa, enquanto outros acabaram se entregando espontaneamente. Não houve resistência às prisões. Segundo o delegado Hugo Porto, da 10ª Regional, as investigações foram iniciadas há vários meses e apontaram que os suspeitos furtavam os animais, faziam o abate em caminhões do tipo ‘boiadeira’ e depois vendiam a carne em um supermercado e frigorífico suspostamente pertencente a um dos integrantes do grupo, em Santa Rita (na Região Metropolitana).

As informações dão conta, ainda, que o grupo utilizava como meio de transporte para realizar os furtos cavalos e motos. O abate dos animais era realizado em dias diferentes e de forma separada, durante a madrugada, na zona rural de São José dos Ramos e em Cruz do Espírito Santo. Todo produto do furto era vendido diretamente ao supermercado de Santa Rita ou em barracas localizadas à margem da BR-230 dos municípios citados. Conforme o delegado, as investigações continuam a fim de chegar até os outros integrantes da quadrilha.

Confira os nomes dos presos:

• Afonso Fernandes da Silva
• Francisco Marinho da Silva