Protestos na capital terminam sem registro de ocorrências graves

Diversas patrulhas a pé acompanharam manifestantes durante todo o percurso (Fotos: Ricardo Sérgio)
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) garantiu, mais uma vez, a segurança dos mais de 4 mil manifestantes que participaram dos protestos realizados na tarde desta quinta (11), na capital. Com um efetivo de 650 homens, empregados em diversas modalidades de policiamento (a pé, em motos ou carros), a corporação garantiu a pacificidade durante todo o movimento, que durou pouco mais de três horas.

Conforme o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), tenente coronel Jefferson Pereira, a polícia não registrou nenhuma ocorrência de grande vulto. “Apenas pequenas correções de posturas, com pessoas que estavam no anonimato, utilizando-se de máscaras. Então solicitávamos, gentilmente, que eles adotassem outra postura e éramos atendidos”, contou o oficial.

Segundo ele, diversas patrulhas a pé acompanharam os manifestantes durante todo o percurso, do Lyceu Paraibano , passando pela Lagoa, Terminal Rodoviário e Praça dos Três poderes. Policiais do Batalhão de Operações Especiais e do Policiamento Montado também foram empregados, sendo que de prontidão na sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), para o caso de ser necessária uma intervenção.

“Graças a Deus as pessoas vieram imbuídas do espírito de paz e não precisamos intervir para garantir a ordem pública”, disse Jefferson, ao lembrar que o efetivo foi às ruas sem armamentos letais. “Apenas os oficiais comandantes de tropa tinham armas para garantir, se preciso, a segurança dos PMs e dos cidadãos comuns”.

Repetindo o que foi feito em outros protestos realizados nos últimos 30 dias, a polícia também deu sua mensagem de paz, distribuindo rosas brancas para os manifestantes. “Dá para ver que eles estão aqui para proteger a população e eles também desejam melhorias para o nosso país”, comento o estudante Morôni Araújo, 18 anos, ao receber um botão de rosa de uma policial feminina.

“Mais uma vez a população foi receptiva ao nosso ato de paz. Os paraibanos estão dando um exemplo de como reivindicar, sem violência. Foi uma verdadeira festa da democracia”, opinou a capitã Karla Marques, que coordenou a distribuição das flores.

Compartilhar