Comandante geral participa das discussões do ‘Juventude Viva’

O comandante geral, coronel Euller, garantiu apoio da PM para as ações de enfrentamento à violência contra a juventude negra (Fotos: Ricardo Sérgio)
O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, participou na manhã desta sexta-feira (05) do ‘ponta pé’ inicial das ações do programa ‘Juventude Viva’ na Paraíba. A iniciativa, idealizada pela Secretaria Nacional de Juventude e que vem sendo lançada nos Estados, visa diminuir os índices de mortalidade dos jovens negros e promover políticas públicas de inclusão desse público.
Para isso, uma comitiva Federal veio à Paraíba para orientar e capacitar os gestores públicos de diversas secretarias do Estado (Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Humano e Segurança Pública) que participarão da execução do programa na Paraíba.

“Após esse primeiro encontro, daremos início a elaboração do Plano Estadual de enfrentamento à violência contra a juventude negra. Inicialmente, seis municípios (João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Campina Grande e Patos) serão contemplados com o projeto, que prevê ações como o incentivo ao esporte nas escolas e a implantação de conselhos locais”, adiantou a gerente executiva de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Joana Darck.

Segundo ela, é preciso uma integração de diversos entes do Governo para que o projeto atinja seus objetivos. Para o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, os governos federal e local merecem aplausos pela iniciativa e as diversas secretarias devem se unir em busca de uma efetiva proteção da juventude, por meio de iniciativas públicas preventivas.

“A PM vem em um processo de busca de proximidade com a população, dentro de uma concepção de Polícia Solidária e nessa perspectiva há o combate permanente a qualquer tipo de violência e discriminação”, garantiu o comandante, ao destacar que a polícia não poderia deixar de apoiar um projeto que protege uma camada da população que em anos anteriores já sofreu grandemente com a discriminação.

O evento para discussão do projeto aconteceu na sede da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira (na capital), e contou ainda com a participação do Secretário de Estado da Segurança e Defesa social, Cláudio Lima; o secretário de Estado da Cultura, Chico César; entre outros gestores públicos locais.

Compartilhar