Operação ‘Risco Zero’ ocupa bairros com ações de segurança

Reunião do planejamento que resultou no sucesso da operação neste fim de semana
Uma operação realizada pelo Comando do Policiamento Regional Metropolitano, que envolveu a Polícia Civil, Polícia Ambiental, 5º Batalhão, Vigilância Sanitária e Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa vistoriou, na noite da sexta-feira (16) até a madrugada deste sábado (17), dez casas noturnas, abordou quase 250 pessoas, 16 ônibus coletivos, notificou 12 carros e fechou uma casa de show, no bairro dos Bancários e outra na Comunidade Monsenhor Magno, ambas na Zona Sul de João Pessoa.

As equipes saíram do 5º Batalhão de Polícia Militar, no Valentina de Figueiredo, e concentraram as ações nas áreas em torno dos bares da Zona sul de João Pessoa, que ficam próximas as áreas residenciais. Na casa de shows que foi fechada nos Bancários, os integrantes da operação encontraram a saída de emergência trancada com um cadeado e também flagraram alimentos estragados na cozinha do local.

Cerca de 40 policiais militares participaram da operação, comandada pelo Tenente Coronel Jeferson Pereira, que adiantou que as ações vão continuar.

“Atendemos aquilo que a secretária de segurança determinou para integrar vários órgãos na ‘risco zero’ e colhemos resultados muito positivos em relação à segurança das pessoas. Temos o foco de diminuir o número de crimes nesses locais e em torno deles, por isso não mediremos esforços para alcançar essa situação de tranqüilidade que queremos promover para as pessoas”, destacou o Tenente Coronel – que é o Comandante da Região Metropolitana de João Pessoa.

Ainda segundo o CPRM mesmo em fase de princípio, a operação já tem mostrado resultados. “Verificamos que alguns estabelecimentos já estão buscando se adequarem a legislação e as condutas de funcionamento”, comentou, referindo-se à fiscalização , por meio de cada órgão compete, das devidas licenças e equipamentos para o correto funcionamento do local.

Planejamento – Sob coordenação do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), na manhã desta sexta-feira (17), houve uma nova reunião entre os diversos órgãos públicos envolvidos na ‘Operação Risco Zero’ , que teve a primeira edição no último fim de semana e segue sem data prevista para término. Na reunião, que definiu detalhes da operação neste fim de semana, participaram representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Vigilância Sanitária do Estado, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, além de 1ºe 5º Batalhões.

A operação – A operação acontece sempre aos fins de semana e tem o objetivo de visitar bares, restaurante e similares inseridos em áreas que apresentam índices criminais preocupantes – dentro da Região Metropolitana de João Pessoa. Na primeira edição, no fim de semana passado (09, 10 e 11), foram apreendidos oito pacotes de cocaína e diversos papelotes de maconha, além de três veículos irregulares. Ao todo, 22 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, 110 veículos e 560 pessoas abordadas.