Operação Lei seca flagra 15 e prende 6 motoristas no feriado

Quinze motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e 6 foram presos pela Operação Lei Seca, na capital. Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) instalaram barreiras policiais nas Avenidas Tancredo Neves e Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), das 23h30 da terça-feira (30) até às 5h da manhã dessa quarta-feira, 1º de maio.

Durante a fiscalização, foram aplicados 306 testes do bafômetro. Segundo o chefe da divisão de policiamento do Detran, Major Rochester Vale, “a redução no número de flagrantes comprova uma mudança no comportamento dos condutores que estão atentos aos riscos da mistura álcool e direção, além do rigor na aplicação da lei e o aumento do valor da multa”.

A ação realizada nas primeiras horas do feriado do Dia do Trabalho também resultou na apreensão de 18 veículos e 15 carteiras nacionais de habilitação. Desde a integração das ações do Detran e BPTran, em setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já flagou 1.181 motoristas embrigados. Só este ano, foram flagrados 555 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 126 foram presos, apenas na região metropolitana de João Pessoa.

Licenciamento 2013 – Durante a fiscalização, não foram apreendidos veículos com placas finais 3 e 4 que não efetuaram o licenciamento 2013, considerando que o prazo que venceria nesta terça-feira (30) foi prorrogado pela Secretaria de Estado até a sexta-feira, 3 de maio.

Também foi prorrogado, até a sexta-feira, o prazo para que os proprietários de carros, motos, ônibus e caminhões possam efetuar o pagamento do IPVA dos veículos com placa final 6 com desconto de 10% na cota única. Aqueles que optarem também pelo parcelamento em três vezes devem quitar a primeira parcela sem qualquer multa ou juros até a sexta-feira.

Segundo dados estatísticos do Detran-PB, mais de 97.298 mil veículos entre carros de passeios, comerciais leves (pick-up), motos, ônibus e caminhões têm final de placa 6 na Paraíba. A frota, que representa 10,7% do total (908,5 mil), é a segunda maior concentração de veículos do Estado. Ela perde apenas para a placa final zero (101,207 mil veículos).