Equoterapia da PM celebra 4 anos como referência no tratamento

O aniversário promoveu uma confraternização entre os profissionais e pacientes com seus familiares
Quatro anos buscando proporcionar uma qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais. Esse foi o motivo da comemoração, este mês, dos profissionais que fazem parte do Centro de Equoterapia da Polícia Militar, pertencente ao Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto”.

As comemorações foram realizadas no Centro de Educação, onde contou com uma palestra ministrada pela psicopedagoga Milene Costa, que expôs uma reflexão sobre regras e limites do comportamento de crianças com necessidades especiais.

O centro de equoterapia da PM atende atualmente 36 pacientes. O objetivo do projeto é proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento físico, psicológico e social dos praticantes.

O tratamento é indicado para quem tem paralisia cerebral, hiperatividade, autismo, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes neurológicas, déficit de atenção e equilíbrio, dificuldades da aprendizagem ou linguagem, timidez e estresse.

Equoterapia – É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Histórico – O centro de equoterapia da Polícia Militar da Paraíba foi criado no dia 21 de novembro do ano de 2008 e inaugurado dia 08 de abril do ano seguinte, 2009. Ele funciona no Parque de Exposição Henrique Vieira de Albuquerque Melo, no Regimento de Polícia Montada “Cel.Calixto” , tendo como intuito atender os policias militares estaduais que tenham sofrido sequelas em virtude de ocorrências policiais, bem como atender seus familiares que se enquadram nas patologias citadas.

Compartilhar