Solenidade militar marca comemorações dos 23 anos do CE

O sub-comandante geral da PM, coronel Francisco Castro, representou o comandante geral, coronel Euller (Fotos: Werneck Moreno)
Integrando as comemorações dos 23 anos de fundação do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, civis e militares se reuniram, na manhã desta quarta-feira (17), para lembrar a história da unidade e homenagear aqueles que contribuíram para o seu crescimento. No total, foram 46 condecorados com diversas honrarias – entre elas o certificado ‘Amigo do CE’, a ‘Láurea do Mérito Disciplinar’, ‘Mérito Operacional’ e ‘Tempo de Serviço’.

A solenidade que marcou estas comemorações aconteceu no auditório do Centro de Educação, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. “O CE tem progredido em sua história, tem dados passos relevantes na área de educação. Começou como um Centro de Ensino, mas cresceu e é chamado hoje de Centro de Educação porque esta última palavra é mais abrangente, assim como o é o CE atual”, lembrou o sub-comandante geral da PM, coronel Francisco de Assis Castro – na ocasião representando o comandante geral, coronel Euller Chaves.

Castro ainda destacou que todos os oficiais que foram diretores do Centro, contribuíram para que ele se tornasse referência em educação para todos os Estados do Brasil. “Aqui recebemos policiais, tantos iniciantes na polícia quanto oficiais para se aperfeiçoar, de vários outros estados”, afirmou Castro, que também já comandou o Centro de Educação. Além dele, diversos oficiais que passaram pela chefia da unidade foram homenageados e convidados para a solenidade.

“O Centro de Educação, enquanto ambiente de estudo, reflexão, pesquisa e trabalho, ao longo da sua existência, tornou-se um depositário das tradições e inovações, na importante de missão de formar homens e mulheres para servir à nossa sociedade”, destacou o atual comandante do CE, o coronel Salles Júnior. Ele lembrou, ainda, que a instituição tem fortalecido sua função educativa e social, à medida que se atualiza e se aperfeiçoa. “O momento não podia ser outro, do que de reconhecimento e de gratidão”, acrescentou Salles r, ao citar a importância de cada diretor, na história do CE.

Fundação

Enquanto Centro de Ensino, a unidade foi inaugurada em 18 de abril de 1990, completando assim, nesta quinta-feira (18), 23 anos de fundação. No entanto, o ‘embrião’ do Centro foi iniciado ainda em 2 de abril de 1956, quando surgiu o primeiro órgão de ensino da Polícia Militar da Paraíba – à época, chamado de Centro de Instrução. No decorrer dos anos, a unidade foi crescendo em termos de estrutura, até ganhar a sede que tem hoje e aumentar a grade de cursos oferecidos.
Atualmente, são diversos cursos de formação e de atualização oferecidos pelos CE, através das suas oito subunidades – entre elas a Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB), o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o Núcleo de Programas de Extensão e Treinamento (Nupex) e o Colégio da Polícia Militar (CPM).