CEATur reduz índice de criminalidade em áreas turísticas

Vice-governador, Rômulo Gouveia, representou governador, Ricardo Coutinho (Fotos: Werneck Moreno)
Em apenas dois anos de ativação, a Companhia Especializada de Apoio ao Turista (CEATur), da Polícia Militar da Paraíba, conseguiu reduzir os índices de criminalidades nas áreas de interesse turístico de João Pessoa. Entres os anos 2010 para 2011, a queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos bairros do Altiplano, Cabo Branco e Tambaú chegou a 26%, caindo de 15 para 11 homicídios.

De 2011 para 2012 (quando foi registrado nove mortes), a tendência de queda continuou presente, alcançando o índice de 18%. “Os investimentos que foram feitos pelo Estado em qualificação da tropa, que é diferenciada para lidar com o turista, contribuíram para os resultados que temos alcançado tanto na redução dos homicídios como dos Crimes Contra o Patrimônio”, comentou o comandante do CEATur, Onieberth Elias.

Segundo ele, os dados mostram que do 2º semestre de 2011 (no primeiro ainda não era feita essa contabilização) para o mesmo período em 2012, a queda nos crimes patrimoniais chegou a 36,7%, saindo de 166, no primeiro ano, para 105, em 2012. Todos os números da gestão da CEATur foram apresentados à tropa e autoridades civis e militares, durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (5), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) – na orla de Tambaú.

Representando o governador do Estado, Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia prestigiou o evento e destacou o grau de segurança apontado pelos turistas que visitam a Paraíba. “Essa companhia tem policiais qualificados e é um suporte importante aos turistas brasileiros e estrangeiros que vêm conhecer o nosso Estado”, disse Rômulo, ao citar pesquisa da Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio -PB) , que entrevistou 517 turistas, no período de 26 de dezembro de 2012 a 11 de janeiro deste ano, dos quais (379) 73,42% aprovaram a segurança pública da Paraíba.

A mesma pesquisa ainda mostrou que 96,33% dos entrevistados afirmaram que pretendiam voltar a Região Metropolitana de João Pessoa e 98,07% que indicariam o local para outros turistas. “A CEATur tem um perfil de aproximação e de confiança com o turista. Acabo de receber um e-mail de uma pessoa que veio a Paraíba e elogiou o policiamento visto aqui. Isso reflete de forma sintética o trabalho qualificado que a CEATur vem realizando”, pontuou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, ao afirmar que a “CEATur é a atividade de polícia ostensiva que pode nos trazer mais desenvolvimento, enquanto Estado”.

Qualificação

A Companhia Especializada de Apoio ao Turista (CEATur) possui diferenciais que a qualificam para realizar o policiamento turístico. Dos 111 policiais (98 homens e 13 mulheres) que integram o seu quadro, 15% (17) são habilitados para falar pelo menos uma língua estrangeira. Todo o efetivo também passou por uma capacitação junto a Empresa Paraibana de Turismo, que envolveu áreas como: Qualidade do atendimento, História e Geografia da Paraíba e Pontos Turísticos.

“Hoje a CEATur possui essa dupla função, tanto de policial no sentido da prevenção, como também de uma fonte mais orientadora aos cidadãos que visitam a cidade”, completou Onierbeth Elias. A CEATur, oficialmente ativada em 21 de março de 2011, é responsável pelo policiamento nos bairros de Tambaú, Cabo Branco e Altiplano. Além deles, o Centro Histórico da capital, Aeroporto Castro Pinto (em Bayeux), a praia do Jacaré (em Cabedelo) e parte do litoral sul.

Compartilhar