PM divulga balanço dos cincos dias da Operação Semana Santa

Operação Semana Santa durou cinco dias
Durantes os cinco dias de ações da Operação Semana Santa, a Polícia Militar realizou mais de 160 prisões e conduções de pessoas à delegacia, em todo o Estado, e apreendeu cerca de 40 armas de fogo. Levando em consideração apenas as ocorrências de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídios foram 60 detenções. As demais (acima de cem) dizem respeito aos registros de menor porte: agressão física, desacato e embriaguez ao volante.

Para o comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, as prisões mostram que a polícia atuou firme e de forma proativa no feriadão. “A inclinação das pessoas em cometer crimes é construída pelas próprias pessoas que, muitas vezes, cometem crimes em ambientes privados, onde a Polícia Militar não pode estar previamente”, comentou o comandante, ao citar que a polícia não conseguiu atingir a totalidade das metas da Operação Semana Santa (devido ao número considerável de homicídios praticados), mas evitou muito crimes, tirando armas de circulação e prendendo possíveis infratores.

A Operação Semana Santa foi oficialmente lançada na noite da última quarta (27) e seguiu com o policiamento intensificado até a madrugada desta segunda-feira (01). No total, o reforço empregado foi de 434 policiais a mais por dia e 62 viaturas – sem contar o emprego ordinário que, continuou sem modificações (chegando a cerca de dois mil PMs nas ruas, por dia).

Todas as ações foram acompanhadas ‘in locu’ pelos comandantes de unidade e o próprio comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves.

Últimas Ocorrências – Em Bayeux, quase meia noite do domingo (31), um auxiliar de pedreiro foi preso com uma arma de fabricação caseira, calibre 38 e uma munição intacta. Rodrigues da Silva, 24 anos, foi localizado na rua São Luiz, nas proximidades de um depósito de construção do bairro Mário Andreaza. Ele foi conduzido para a 6º Delegacia Distrital.

Já na cidade de Alagoinha (na microrregião de Guarabira), três homens foram presos após envolverem-se em uma ‘briga de bar’. Com Paulo Matias da Silva, 23 anos, Gilberto Ferreira Soares, 30, e José Elionaldo da Silva, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 – com seis munições intactas – e uma faca peixeira.

Ainda no domingo (31), mais uma arma de fogo foi tirada de circulação em Campina Grande. O operador de máquinas Renato Pereira da Silva, 22 anos, foi flagrado com uma pistola artesanal calibre 38 e detido por uma guarnição da Rotam. A apreensão foi no bairro Santa Rosa e o suspeito foi entregue na Central de Polícia.

No Sertão – Policiais da Companhia de Uiraúna, área pertencente ao 6º Batalhão da Polícia Militar, apreenderam quatro armas de fogo somente no domingo último (31). A primeira ocorrência foi ainda às 9h da manhã, no Sítio São João da Serra. Conforme denúncias de testemunhas, Paulo Barnabé da Silva, 55 anos, efetuou diversos disparos contra um vizinho – que foi socorrido.

Na casa do suspeito, a polícia encontrou duas espingardas do tipo ‘bate-bucha’, além de cerca quantidade de chumbo e pólvora. Paulo Barnabé fugiu antes da chegada da polícia, que continua em diligências para encontrá-lo. Já na casa da vítima, a polícia também apreendeu uma espingarda calibre 35, sendo essa do tipo Gauge.

Ainda em Uiraúna, João Sebastião, de 73 anos, foi detido por portar ilegalmente uma espingarda e suspostamente, conforme testemunhas, ameaçar uma mulher de 24 anos. Ele foi levado para a delegacia local para a realização dos procedimentos cabíveis.

Trânsito – Durante os cinco dias de Operação Semana Santa, o Batalhão de Operações de Trânsito (BPTran) intensificou as fiscalizações, apreendendo um total de 118 veículos, aplicando 163 multas diversas e 46 dentro da Lei Seca e ainda recolhendo 48 de Carteiras de Habilitação.