Juíza da Auditoria Militar visita instalações do 1º BPM, na capital

Comandante do 1º BPM, tenente coronel Almeida, apresentou instalações da unidade à juíza Giovanna Leite (Foto: Werneck Moreno)
A juíza da Vara Militar em substituição, Giovanna Leite Lisboa, visitou na manhã desta quinta-feira (14) as instalações do 1º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Centro de João Pessoa. A magistrada foi recebida pelo comandante da unidade, o tenente coronel Almeida Martins, e outros oficiais.

Segundo Giovanna, a visita teve cunho de fiscalização e será estendida a todos os batalhões e companhias da PM que possuam celas prisionais. “Apesar do 1º Batalhão não ter atualmente nenhum preso, por estar em reforma, decidimos começar pela unidade , pois é a maior em número de efetivo de todo o Estado”, destacou a juíza.

Ainda na tarde desta quinta, ela segue o cronograma de visitas rotineiras, passando pela 3º Companhia de Cabedelo (que pertence ao 1º BPM). Já na próxima terça (19), Giovanna Leite irá a sede do 5º BPM (no bairro do Valentina – na capital). Nos dias 24 e 25 deste mês a juíza visita Campina Grande, onde estão situados o 10º e 2º BPM, e, em março, deve passar por Cajazeiras (onde está situado o 6º BPM) e Patos (3º BPM). A fiscalização às outras unidades com celas prisionais ainda terá a data definida.

“Esse tipo de visita é fundamental para a polícia, para estreitar laços e trocar experiências. A corporação precisa dessa proximidade com a Justiça, para ter suas ações sempre alinhadas com a lei. Essa ‘mão amiga’ é muito importante”, frisou o comandante do 1º BPM, tenente coronel Almeida, enquanto apresentava à juíza as instalações e a estrutura do batalhão.

Conforme Giovanna Leite, ao final das visitas será elaborado um relatório detalhado do que foi visto e, caso necessário, serão feitas recomendações e determinações cabíveis. Giovanna Leite substitui, interinamente, o então juiz da auditoria militar, Ricardo Vital.

Compartilhar