PM intensifica prevenção às drogas e forma 72 instrutores no Proerd

Duas turmas de 36 alunos cada estão em formação no Centro de Educação da PM, em João Pessoa (Foto: Werneck Moreno)
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) está ganhando um reforço de mais 72 instrutores, que atuarão em todo o Estado na educação e prevenção das drogas. Na segunda (28), duas novas turmas com 36 alunos cada iniciaram a formação técnico-pedagógica que permite ao militar servir de facilitador junto as escolas.

As turmas estão sendo qualificadas até o dia 8 de fevereiro, quando estarão habilitadas para trabalhar a temática nas turmas do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Dois militares com qualificação máster, um do Rio Grande do Norte e outro de Santa Catarina (Márcia Carvalho e Marcos Ramn – respectivamente) , atuam como coordenadores das turmas da PMPB.

Do último Estado, também vieram dois militares pedagogos que trabalham com os alunos as técnicas adequadas para entrar em sala de aula e agregar às aulas dos professores.

O capitão Paulo Fernando, que atua no 6º Batalhão (em Cajazeiras) e é um dos novos instrutores em formação, falou sobre as primeiras impressões do curso. “O programa é de nível internacional e comporta excelência nas metodologias. As impressões são as melhores”, disse ele, ao comentar que já realiza trabalho voluntário há alguns anos e o Proerd se encaixou com o perfil de trabalho que buscava.

Atualmente, só na região de Cajazeiras atuam seis instrutores do Proerd e mais seis militares estão em formação, vindo, em breve, a dobrar a cobertura do programa no local.Conforme a coordenadora estadual do Proerd na Paraíba, a capitã Ticiana Soares, fora os 72 novos alunos, a PMPB possui hoje 75 instrutores já em atividade. Em fevereiro, mais uma turma com 36 alunos começa a formação e, em março, a PMPB totalizará 183 instrutores.

O Programa

O Proerd conta com três níveis de formação profissional. O instrutor, que trabalha diretamente com as crianças, o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

Na Paraíba, a PMPB já formou mais de 80 mil crianças nos doze anos de funcionamento do programa. Já são mais de 50 cidades que tem escolas beneficiadas.

A prevenção

O trabalho de combate às drogas é feito em doze encontros em cada escola. Um policial militar fica responsável por organizar , junto a escola, as atividades pedagógica e lúdicas que fazem parte da grande do programa. Ao final do ciclo, é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.

Compartilhar