Governo entrega UPS do Multirão e reforça a segurança em Campina

Ato de entrega da chave da viatura que atenderá exclusivamente o bairro
O Governador do Estado entregou, nesta sexta-feira (25), a Unidade de Polícia Solidária do Multirão, em Campina Grande. O serviço irá beneficiar diretamente os sete mil moradores do bairro, que passarão a contar com o policiamento durante 24 horas, com uma viatura e três motos exclusivamente para atender as ocorrências do Multirão.

Dona Ziléia Pereira, moradora há 30 anos do bairro, comemorou a instalação da UPS. “Estamos felizes porque há 30 anos esperávamos por uma ação governamental e chegou com essa UPS, que trouxe pra gente segurança e vai fazer com que o Multirão se transforme em uma comunidade desenvolvida, como outros bairros com a mesma idade que o nosso”, externou.

Para o Governador do Estado, Ricardo Coutinho, a instalação desse modelo de policiamento é de fundamental importância no processo de construção da paz social.

“Porque o crime oprime principalmente as camadas mais populares, de menor poder aquisitivo e por isso estamos levando a polícia para conviver com as pessoas das comunidades, que são cidadãos de bem e merecem viver sem ter a violência ‘empregada’ em seu cotidiano. Trouxemos aqui para o bairro policiais treinados com uma nova filosofia de trabalho, baseada na proteção e em um modelo de aproximação com os moradores, o que vai permitir uma construção maior da cidadania”, salientou.

A UPS tem um efetivo de 17 policiais militares capacitados com o curso de polícia comunitária. A unidade conta com um sistema de monitoramento feito através de três câmeras, onde possibilita que os policiais façam rondas e acompanhem pelo tablet o que está acontecendo nas adjacências da UPS. O local possui alojamentos adequados para os policiais e um computador com internet, possibilitando consultas de pessoas e veículos na própria UPS.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, destacou outros benefícios que a polícia solidária trará ao bairro. “O Principal deles é que vamos gerar proximidade com o cidadão, que gera confiança e resulta em um trabalho mais preventivo contra o crime. Trabalharemos a ação humana e o relacionamento das pessoas, esse é um caminho que começamos a trilhar na cidade para chegarmos a viver daqui a um tempo uma cultura de paz”, comentou.

Projetos Sociais – O Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, já garantiu o desenvolvimento de três projetos sociais junto com a UPS. “Ofereceremos uma escolinha de futebol, uma banda de música que vai dar a oportunidade das crianças aprenderem a tocar um instrumento e vamos contar ainda com o PROERD, que é um programa que possibilita tirar as crianças do mundo das drogas e do crime. É a grande pacificação desse bairro porque teremos a presença 24 horas da polícia militar e com certeza os índices criminais serão bem reduzidos em relação ao ano passado”, comentou.

Novas UPS – Campina Grande será contemplada ainda neste semestre com mais outra UPS, a do Pedregal. O local atualmente passa por reformas e será equipado antes de ser entregue a população. Outros dois bairros estão sendo estudadas as possibilidades de implantar novas unidades, o José Pinheiro e o bairro da Conceição.

Compartilhar