1º BPM reduz em 18.5% número de homicídios em 56 bairros

Última formatura geral do 1º BPM aconteceu na praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa (foto: Werneck Moreno)
A Polícia Militar da Paraíba registrou uma redução geral de 18.5% no número de homicídios em 56 bairros de João Pessoa e Cabedelo – que são atendidos pelo 1º Batalhão (1º BPM). Nesses locais, enquanto de janeiro a novembro de 2011 foram registrados 363 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no mesmo período deste ano o número ficou em 296.

Os dados foram divulgados durante a última formatura geral do 1º BPM, realizada na manhã desta sexta-feira (21), na praça Pedro Américo, Centro de João Pessoa. Na ocasião, o comandante do 1º BPM, coronel Almeida Martins, agradeceu o empenho de toda a tropa, atribuindo os avanços obtidos pela corporação este ano a cada policial militar e ao apoio do Comando Geral e do governo do Estado.

“Vivemos um tempo em que o policial sai as ruas com uniformes novos, viaturas novas e apropriadas, armamento de qualidade e suficiente para toda a tropa”, citou o coronel, ao exemplificar que este ano o 1º BPM recebeu 45 novas viaturas locadas, 1.100 coletes balísticos e uma série de novos armamentos.

Durante a formatura, o coronel Almeida aproveitou ainda para agraciar 25 policiais militares do 1º BPM pelos notáveis serviços prestados à sociedade neste ano. Foi concedida a 17 PMs a Láurea do Mérito Disciplinar ‘ José Maria Braz’ e a oito policiais a Láurea do Mérito Operacional ‘José Alves da Luz’.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, participou da solenidade e também foi homenageado pela PM, recebendo uma placa de agradecimento pelo apoio dado a corporação e a sociedade desde 2011. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, representando pelo sub-comandante geral, coronel Francisco de Assis Castro, também foi agraciado com a placa de agradecimento.

A formatura contou com a condução da Banda de Música da Polícia Militar e apresentações das crianças do projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’, de Mandacaru. “Estamos avançando com velocidade e não devemos retornar. Em 2013, teremos outros desafios: reduzir ainda mais os índices de criminalidade na Paraíba, melhorando o bom trabalho já feito este ano. Temos competência para isso e iremos conseguir, contando as bênçãos de Deus”, comentou o coronel Castro, ao encerrar a formatura com uma oração.