PM apreende mais de 40 quilos de drogas em uma semana, na capital

Foram apreendidos 25 quilos de maconha, armas e munições
Uma ação conjunta do 1º e o 5º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba resultou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (14), na apreensão de 25 quilos de maconha, duas armas de fogo (uma espingarda calibre 12 e uma pistola 380) com munições e uma pequena quantia em dinheiro. Em uma semana, mais de 40 quilos de entorpecentes foram apreendidos pela PM, em João Pessoa.

Nesta última ocorrência, que mobilizou 28 policiais dentro da Operação ‘Boas Festas’, foi preso Cristiano Messias de Andrade (conhecido como ‘Pinico’), 23 anos, e apreendido um adolescente de 17 anos. Conforme a tenente Viviane Vieira, do 5º BPM, a droga estava escondida no quintal da casa de Cristiano, na Comunidade Renascer, bairro do Varadouro, em João Pessoa.

“Há cerca de um mês montamos um mapa do local e estávamos monitorando a área. Percebemos então uma grande movimentação na casa de Cristiano e montamos a operação exitosa”, contou Viviane, ao informar que Cristiano é fugitivo, desde o último dia 8 de outubro, da Penitenciária Média Juíz Hitler Cantalice (localizada em Mangabeira).

Ele cumpriu pena, durante um ano e seis meses, por assalto. A condenação, por sua vez, foi de quatro anos. A Operação que desarticulou o esquema de drogas teve participação da Força Tática, Choque, Rotam e Canil.

Outras apreensões

Esta é a terça apreensão de drogas realizada pela Polícia Militar da Paraíba, na capital. Na madrugada de quinta (12), uma ação conjunta do 5º BPM, Cavalaria e Batalhão Ambiental prendeu um homem em flagrante – na comunidade do Timbó – com 20 pedras grandes de crack (que pesavam aproximadamente um quilo) e uma quantia de R$ 4.936 em espécie.

Já no último sábado (8), foram 15 quilos de maconha e R$ 5 mil e 400 em espécie apreendidos no bairro do Valentina. Na ação, cinco pessoas foram presas.

Balanço

De janeiro a novembro deste ano, o número de ocorrências de apreensão de drogas registradas pelas Polícia Militar e Civil já chega a 2.097, contra 1.760 contabilizados em 2011.

O aumento de 19% nesses flagrantes é resultado de um trabalho integrado e constante da Segurança Pública em todo o Estado, com a intensificação das rondas e abordagem de rotina, além de uma maior aproximação entre a polícia e a comunidade. Do total de ocorrências de 2012, 1.054 foram de maconha (equivalentes a 436,8 quilos), 904 de crack (122,8 quilos) e 139 de cocaína (14.795 gramas).