2º BPM prende dez suspeitos de homicídios e tráfico de drogas

Força Tática do 2º BPM participou da prisão
A Polícia Militar localizou, na madrugada deste domingo (18), dez homens suspeitos de praticar diversos homicídios e atuar no tráfico de drogas no bairro do Mutirão, em Campina Grande. Entre as vítimas da quadrilha está um sargento da PM, Jefferson de Lucena Santos, baleado durante troca de tiros com os detidos.

Segundo o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) – em Campina -, tenente coronel Souza Neto, cerca de 20 policiais do Choque e da Força Tática participaram do cerco ao grupo, no bairro do Mutirão. Eles chegaram ao local após o setor de inteligência descobrir que os suspeitos estariam comemorando um homicídio praticado na tarde do sábado (17).

“Os suspeitos reagiram e houve trocas de tiros. Eles ainda tentaram empreender fuga, mas foram capturados menos de duas horas depois do fato”, contou Souza Neto, ao informar que foram presos oito homens e apreendidos dois adolescentes. Durante a troca de tiros, o sargento Jefferson de Lucena foi baleado. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas chegou à unidade já sem vida.

Todos os suspeitos detidos foram levados para a Central de Polícia , onde, segundo o delegado regional de Campina, Marcos Paulo, foram autuados por formação de quadrilha. Quatro integrantes do grupo foram reconhecidos pela participação na troca de tiros com a Polícia Militar e também foram atuados pelo homicídio do sargento.

Até o final da manha desta segunda-feira (19), os suspeitos permaneciam na Central de Polícia, de onde devem ser encaminhados para a Penitenciária Padrão de Campina Grande. Ainda não foi definido onde os adolescentes cumprirão medida socioeducativa. Conforme Marcos Paulo, a investigação da Polícia Civil continua a fim de apurar a possível participação do grupo em outros crimes.

Velório

O corpo do sargento Jefferson de Lucena foi enterrado na manhã desta segunda-feira (19), no Cemitério Campo Santo da Paz, no bairro do Ligeiro, em Campina Grande. Estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, a exemplo do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e o comandante do 2º BPM, tenente coronel Souza Neto. Durante o domingo (18), o corpo já havia sido velado na sede do 2º BPM.

Jefferson de Lucena Santos passou mais de nove anos na Polícia Militar da Paraíba, tendo ingressado na corporação em 18 de agosto de 2003. Nesse período, ele foi elogiado mais de 20 vezes pelos bons serviços prestados à instituição e, em outubro último, concluiu o Curso de Formação de Sargentos, sendo promovido para a graduação de 3º sargento. Ele pertencia a 5º Companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do 2º BPM.

Relação dos autuados por formação de quadrilha

Carlos Alberto Quirino dos Santos – 25 anos
Clenildo Marques – 30 anos
Ronaldo Leite dos Santos – 46 anos