Cavalaria ajudará na formação de Centro de Equoterapia em Areia

Os cavalos do RPMont também são utilizados durante atividades recreativas com crianças (foto: Werneck Moreno)
Um total de 37 pessoas – entre profissionais, pais e pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Areia e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – visitaram o Regimento de Polícia Montada (RPMont) para conhecer o trabalho de equoterapia desenvolvido pela instituição, em João Pessoa.

O encontro, que aconteceu na última sexta (9), fortaleceu o laço entre as entidades, que planejam firmar um convênio para a instalação de um centro de equoterapia, em Areia.
“Agora eu tenho onde buscar informações para criar o centro de Areia”, destacou a psicóloga da UFPB, Josilene Castro, que participou da visita ao RPMont. A ideia é que, encontros como esse continuem acontecendo até a efetiva consolidação do centro.

O comando do RPMont já se disponibilizou, frente a Apae Areia e a UPFB, a ajudar na formação da equipe de profissionais que trabalharão no novo centro de equoterapia. Essa terapia educacional que utiliza o cavalo já é desenvolvida pela Cavalaria, em João Pessoa, há mais de três anos.

Atualmente, as atividades, que acontecem na sede da Cavalaria (no Cristo), atendem 38 pacientes. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar – nas área de Saúde, Educação e Equitação -, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.

Compartilhar