Policiais militares participam de treinamento com armas não letais

Todas as orientações serão repassadas por integrantes da única empresa autorizada, no Brasil, a fabricar as armas não letais. Eles trarão as informações sobre o que há de mais novo nesse tipo de tecnologia, no Brasil e no mundo, além de abordar os aspectos legais envolvidos no uso do armamento, uso gradativo da força (incluindo exemplos de uso com sucesso em TNL) e as normativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
A parte teórica do curso terá duração média de uma hora e meia (das 9h às 10h30), seguida de um intervalo de 15 minutos, e recomeçando às 10h45 com a prática a ser realizada no campo de provas. Para tanto, serão utilizados alvos e manequins, que servirão para a simulação do uso de diversas armas não letais, incluindo a interação entre policiais e instrutores.
Durante as demonstrações, terá destaque o uso do Spark, dispositivo elétrico incapacitante (semelhante ao Taser), de fabricação nacional e atualmente única arma de choque disponível para aquisição pelas policias brasileiras.
Foram convidados para participar do evento todos os comandantes de Batalhões e companhia especializadas da Polícia Militar, além de representantes da Polícia Civil e da Secretaria de Administração Penitenciária. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMPB têm presença garantida no evento.
O palestrante responsável pela parte teórica do workshop será o gerente de Treinamento e Instrutor da empresa fabricante do Spark, o coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Ricardo Soares. Ele atuou mais de 24 anos do Bope do Rio, exercendo, inclusive, a função de comandante do Batalhão.
Aquisição
Com a preocupação de garantir a excelência no desempenho da atividade policial na Paraíba, o governo do Estado já adquiriu, recentemente, mais 171 equipamentos não letais, que totalizaram um investimento de R$ 839.305,28. A previsão é que os itens sejam entregues e distribuídos para o efetivo policial já no próximo mês.
Atualmente, a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) já conta com 190 armas de choque do tipo Taser, além de outros equipamentos de efeito não letal, como granadas explosivas (do tipo luz e som, efeito pimenta, lacrimogêneo, identificador) e munição de borracha de diversos calibres. Para o uso delas, a PMPB já realizou treinamento com multiplicadores dos Batalhões em todo o Estado.