Policiais da UPS São José recapturam foragido da Justiça

Durante as ações os policiais ainda apreenderam um adolescente com 38 pedras de crack
A Polícia Militar recapturou, na madrugada dessa quarta-feira (17), um foragido da Justiça suspeito de cometer vários homicídios em João Pessoa. Glaudson de Sousa Araújo (o ‘Mercadinho’), de 20 anos, foi pego no bairro São José, em uma ação que teve a participação de oito policiais da Unidade de Polícia Solidária (UPS) do bairro.

Um adolescente também foi apreendido de posse de 38 pedras de crack. De acordo com o comandante da UPS, tenente Márcio Alcântara, desde às 22h de ontem (16) a equipe tinha iniciado uma operação para intensificar as rondas e abordagens durante a madrugada.

Nas ações, os PMs receberam a denúncia – pelo ‘Linha Solidária’ – dando conta da presença do foragido Glaudson de Sousa, que já responde pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi localizado e levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISP), em Manaíra.

Logo depois, outra denúncia feita pelo ‘Linha Solidária’ ajudou os policiais a apreenderem 38 pedras de crack, maconha e uma quantia de dinheiro em espécie, com um adolescente de apenas 15 anos. A ação aconteceu na rua da Barreira, um dos pontos ‘críticos’ do bairro. O adolescente e o material encontrado também foram levados para o DISP.

Segundo o tenente Márcio Alcântara, “a confiança conquistada pelos policiais entre a população do bairro tem sido importante para prevenir e coibir a criminalidade”. Ele lembrou que na madrugada do último domingo foram apreendidos 36 papelotes de maconha e uma quantia de dinheiro trocado.

“Os moradores estão mais vigilantes da lei e fazendo denúncias pelo serviço ‘Linha Solidária’. Como resposta, temos aumentado o número de apreensões de drogas e conseguido manter o bairro há três meses sem registrar nenhum homicídio”, completou o comandante, citando, ainda, que o bairro São José também já registrou uma redução de 59% no número de homicídios no primeiro semestre deste ano – em relação ao mesmo período do ano passado.

Márcio Alcântara garantiu que essas ações de prevenção aos crimes serão intensificadas. “Estamos realizando várias incursões em locais que são considerados pontos de venda de drogas. Atualmente, o traficante que quer vender esses produtos no bairro pensa duas vezes, pois sabe que estamos por perto para coibir essa prática”, finalizou.

UPS São José

A unidade de polícia Solidária do São José funciona desde dezembro de 2011 com policiais 24h dentro do bairro. A UPS também conta com o ‘Linha Solidária’ (8628-7040), que permite o contato dos moradores diretamente com os policiais.