Comandante Geral participa no TRE do início do Plano Policial Integrado

Comandante Geral lançará cartilha na próxima semana
Foi lançado nesta quinta-feira (20), no fórum eleitoral (João Pessoa), o primeiro Centro de Comando de Controle para garantir a ordem durante a realização das eleições 2012. A instalação faz parte do plano integrado de segurança para o pleito no Estado – que contará ainda com mais dois Centros de Comando: um em Campina Grande e outro em Patos.

A inauguração foi no próprio local onde funcionará o Centro de Comando de João Pessoa – no fórum eleitoral, no Bairro do Tambiá, na capital. Durante o lançamento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, explicou a função dos Centros de Comando de Controle.

“Quando o juiz eleitoral receber as denúncias, terá contato imediato com um oficial da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, delegado das polícias Federal, Rodoviária Federal ou Civil, que servirá de ‘elo de ligação’ entre o juiz e as autoridades competentes, funcionando em tempo integral. Esse serviço não é só para João Pessoa, Campina Grande e Patos, é também para as adjacências – atendendo igualmente às zonas eleitorais mais próximas dos referidos centros”, comentou o Presidente.

O comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, destacou a importância desse instrumento para integrar as instituições responsáveis pela segurança durante o pleito.

“Porque esses comandos articulados entre as instituições com o trabalho de inteligência, de análise e de prevenção sendo executado em conjunto vai ‘desproblematizar’ os episódios que por ventura ocorrerem e dar respostas imediatas, de forma integrada, a quem queira romper o pleito eleitoral”, comentou.

Na oportunidade, o comandante revelou detalhes sobre o emprego dos policiais militares para as eleições. “O efetivo vai estar no local de votação e permanecerá nele instalado (com condições dignas dessa instalação para o policial). O policial vai cuidar das urnas na sexta e no sábado e fará o policiamento ostensivo no domingo, no dia do pleito. É um momento de mobilização de nossa tropa para termos um efetivo maior durante o pleito eleitoral”, pontuou.

Mais de 500 motos e 800 viaturas vão ser usadas no suporte do policiamento estático – responsável por guardando as urnas. De acordo com o Coronel Euller, o foco é manter o policiamento ordinário e continuamente o que vai cuidar de urna.

Na próxima semana, a Polícia Militar lança uma cartilha com orientações que servirão de suporte para o policial militar que vai trabalhar nas eleições. O lançamento será feito durante uma coletiva de imprensa, onde serão expostos detalhes do esquema de segurança para as eleições e detalhes da operação ‘voto seguro’ – que a PM dará início no dia 1º de Outubro.