Polícia Militar realiza seleção interna para a Força Nacional de Segurança

Vários Policiais da PMPB já atuaram na Força Nacional
A Polícia Militar da Paraíba divulgou, na última sexta-feira (24), edital para o preenchimento de 17 vagas para o Departamento da Força Nacional de Segurança Pública. As inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de agosto, no Centro de Educação, em Mangabeira, na Capital. As vagas serão ocupadas pelo critério de antiguidade dentro dos postos ou graduações e são oferecidas para praças e oficiais da PMPB.

Das vagas oferecidas, 06 são para Soldados, 06 para Cabos, 02 para Sub-tenentes ou Sargentos, 02 para Tenentes do quadro de oficiais Combatentes (QOC) e 01 para Capitão do quadro de oficiais combatentes (QOC). Os requisitos para concorrer a uma das vagas estão no boletim interno (BI) 164 da Polícia Militar. Entre as exigências, o candidato não pode ter sofrido, nos últimos cinco anos, condenação penal ou administrativa grave, está classificado, no mínimo, no comportamento “bom” e ter a partir de 05 cinco anos de efetivo serviço, sendo 03 (três) deles na atividade operacional – inclusive não estando afastada dela a mais de um ano.

Os candidatos passarão por inspeções de saúde, nos dias 04 e 05 de Setembro, na policlínica da Polícia Militar, onde os policiais já deverão apresentar teste Ergométrico, Raio “X” do Tórax, Hemograma Completo e teste de Glicemia.

Testes Físicos

Haverá também testes de aptidão física, que serão realizados nos dias 10 e 11 de Setembro, no Centro de Educação (com exceção das provas de natação que ainda será definido o local). Só será submetido ao teste físico aquele candidato que for considerado apto na inspeção de saúde. As provas físicas – que são eliminatórias – são compostas por teste de corrida em 12 minutos, suspensão ou flexão na barra fixa e abdominais supra, onde o critério de avaliação para todas as provas varia de acordo com a idade.

A prova de natação será feita com todos os candidatos devidamente fardados e de coturno, sendo realizadas em duas etapas: A prova de 50 metros livres – que deverá ser concluída em até 4 minutos – e a prova de flutuação de 10 minutos.

Os considerados aptos deverão apresentar no Centro de Educação os documentos atestando a aptidão, até às 17h do dia 11 de setembro de 2012. O candidato que não fizer a entrega neste prazo será eliminado.

Os selecionados finais farão parte do Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE) – que é uma unidade vinculada ao Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP).

Confira os requisitos exigidos:

– Não possuir condenação penal nos últimos 05 (cinco) anos;

– Não ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave, pelos últimos 05 (cinco) anos;

– Não estar respondendo a processo administrativo (Conselho de justificação ou disciplina: IPM) ou processo criminal na justiça comum ou militar;

– Estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”;

– Possuir, no mínimo, 05 (cinco) anos de efetivo serviço, e, no mínimo, 03 (três) anos de experiência profissional na atividade operacional, não devendo estar afastado desta a mais de um ano;

– Ser considerado “APTO” em inspeção de saúde realizada na instituição de origem, com apresentação da respectiva Ata;

-Ser considerado “APTO” em teste de aptidão física realizado na instituição de origem, conforme tabela aprovada pela Portaria nº 09/2010/DFNSP/SENASP/MJ, com apresentação da respectiva Ata, submetendo-se a novo teste de aptidão a ser realizado pelo DFNSP, em que deverá, novamente, ser considerado “APTO”;

– Ter disponibilidade para ser convocado a qualquer tempo para integrar o contingente da Força Nacional de Segurança Pública por período de 01 (um) ano, com possibilidade de prorrogação por mais 30 (trinta) dias;

– Não possuir INC (Instrução de Nivelamento de Conhecimentos);

– Apresentar Certidão Negativa de Justiça Federal, da Justiça Comum Estadual, e, da Justiça Militar Estadual ou Corregedoria;

– Encontrar-se com o Cartão de Vacinação em dia para Febre Amarela, Tétano, Hepatite A e Hepatite B;

– Possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na Categoria B, com validade de 6 (seis) meses ou superior.

– Apresentar Declaração de Conduta expedida pela Corregedoria de que não foi condenado pela prática de infração administrativa de natureza grave, nos últimos cinco anos;

– Apresentar Declaração de tempo de serviço em que conste, no mínimo, 03 (três) anos de experiência profissional na atividade operacional, não devendo estar afastado desta há mais de um ano;

– Apresentar Declaração de que não é cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do Ministro da Justiça, Secretário Nacional de Segurança Pública, Diretor de Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Governador do Estado ou Distrito Federal, Secretário Estadual ou Distrital de Segurança Pública e dirigente máximo do órgão de segurança pública ao qual pertença.