PM promove treinamento de qualificação no 5º BPM

As atividades foram realizadas no 5º BPM

Colocar na sociedade um policial cada vez mais qualificado. É com esse objetivo que os novos policiais do 5º BPM passarão os próximos quinze dias em treinamento, com instruções em oito áreas fundamentais para atender melhor a sociedade e promover a paz. As atividades estão sendo realizadas no quartel e nas comunidades atendidas pelo batalhão.

O Estágio de Adaptação Operacional, nome dado a recepção de aprimoramento para os novos soldados, oferece entre as instruções, aulas de direito aplicado a atividade policial, aulas de uso progressivo da força, direção tática, abordagem e tiro diurno e noturno, onde os policiais treinam com os armamentos e viaturas recém adquiridas pelo Estado. Durante a noite são feitas rondas na área do batalhão, conhecendo a criminologia da área de atuação e identificando os locais críticos que demandam maiores atendimentos de ocorrências.

Para o comandante do 5º BPM, Tenente-Coronel Lívio Delgado, a chegada desses novos soldados tem um diferencial importante, pois todos já passaram pelo Curso de Polícia Comunitária e estão aptos a aplicarem essa filosofia de polícia durante suas ações. “Estou na expectativa de ver a sociedade cada vez mais integrada com a polícia e começaremos isso com o trabalho dos novos soldados que colocarão em prática a filosofia da polícia comunitária”, comentou o Tenente-Coronel Lívio, revelando que a Zona Sul poderá ganhar em breve um Distrito Integrado de Segurança em Mangabeira e duas UPS, uma no Geisel e outra no Valentina de Figueiredo.

Os policiais em treinamento no 5º BPM serão empregados exclusivamente no serviço de radiopatrulha da Zona Sul da capital, onde possui mais de 20 bairros e comunidades que serão beneficiados com esse reforço no efetivo policial. Os novos soldados têm demonstrando muita disposição durante as aulas. “Estou aproveitando os treinamentos para aperfeiçoar meus conhecimentos, o que é fundamental, principalmente para nós mulheres, que viemos para coibir a ação de criminosos que tentam esconder com esposas, filhas e amigas algum objeto ilícito, valendo-se da ausência da mulher policial em certos momentos para fazer uma revista, o que vai diminuir com o aumento também do efetivo feminino”, pontuou a Soldado Bruna.