Taxa de homicídio em Campina Grande é a menor dos últimos anos

O relatório foi apresentando aos militares e a sociedade
Relatório aponta que taxa de homicídios em Campina Grande é a menor dos últimos dois anos27/07/2012 | 07h57min A taxa de homicídios em Campina Grande é a menor dos últimos dois anos. Em 2010, foram 93 crimes. No ano seguinte, 91. Em 2012, o mesmo período registra uma queda de 31,87%, são 62 mortes. Os dados são de um balanço divulgado pelo comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Soza Neto.

O 2º Batalhão de Polícia Militar registrou a mudança de comando no dia 26 de Janeiro de 2012. O Tenente-Coronel Souza Neto deixou o 5º BPM sediado no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, onde atuava há um ano e assumiu o novo comando juntamente com o Subcomandante, o major Alecsandro.

Nesse primeiro semestre, o novo comando destaca ações importantes de repressão e prevenção ao crime na região da Borborema. Em seis meses, diversas operações foram realizadas individualmente e em parceria com outros órgãos púbicos de segurança como as Polícias Federal e Rodoviária Federal. Entre as operações, destacam-se: operação Cidade Segura, Malhas da Lei, Nômade, Escolar, Fênix, Olhos de Àguia e Maior São João do Mundo.

Prisões e Apreensões – As ações nas regiões urbana e rural resultaram em saldos positivos. Até agora foram registrados 733 pessoas presas em flagrante; 155 adolescentes apreendidos em flagrante de ato infracional; 85 foragidos capturados, o que significa um aumento de 88,89% em relação ao mesmo período do ano passado; e 145 armas de fogo apreendidas. Em 2011 foram 92 e em 2010, 110 armas.

Armas – O 2º Batalhão apreendeu nesse primeiro semestre de 2012, 102Kg de maconha, contra 0,81Kg em 2011 e 90Kg em 2010. Este ano, foram quase 18Kg de crack apreendidos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Cocaína chegou a 270 papelotes.

Ocorrências de destaque – Em fevereiro, policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar participaram da prisão de 10 envolvidos em estupro coletivo e morte de duas jovens, na cidade de Queimadas. As mulheres foram estupradas em uma festa de aniversário numa casa no centro da cidade.

O Batalhão também foi responsável pela prisão de Cinco suspeitos de roubar um banco em março desse ano. Cerca de10 pessoas participaram da ação. Dois carros usados na fuga foram encontrados incendiados a poucos quilômetros da cidade e um terceiro foi apreendido. Na fuga houve tiroteio e o gerente foi atingido por um disparo na perna.

Sob o comando do Ten. Coronel Souza neto também teve êxito a prisão dos acusados de atirar em uma criança de 11 anos e uma jovem de 18 anos, durante o assalto a um ônibus em Campina Grande, no mês de maio. As vítimas haviam acabado de sair de uma igreja evangélica quando o ônibus que elas estavam foi abordado pelos criminosos.

Segundo o comandante Souza Neto, o balanço é positivo e o desafio próximo será mantê-los. “Esse é o nosso foco. Não basta diminuir os índices alguns meses, temos que mantê-los continuamente, por isso, o trabalho é árduo e incansável e para isso, contamos com o apoio de cada policial militar. Vamos entrar esse segundo semestre com metas mais ousadas, mas não impossíveis, para fechar o ano de 2012 o melhor possível”, destacou.

Ação Social – No mês de maio, a corporação fez uma parceria com o Hemocentro da cidade. Durante todo um dia, funcionários do Hemocentro de Campia Grande estiveram na sede do II Batalhão de Polícia Militar, no bairro São José, com o objetivo de repor o estoque de bolsas de sangue. Uma unidade Móvel de coleta ficou instalada na área interna do Batalhão. A expectativa era colher 20 bolsas, mas o número superou e chegou a 38 bolsas.

Histórico – O 2º Batalhão de Polícia Militar, criado pelo decreto nº 1.353 de 20 de fevereiro de 1925, pelo então Governador João Suassuna, teve sua primeira sede na cidade de Patos-PB. À época da criação do 2º BPM, comandava a Polícia Militar o Ten. Cel. PM ELÍSIO AUGUSTO SOBREIRA, atual patrono da Polícia Militar, tendo sido designado o Cap. PM IRINEU RANGEL FARIAS para organizar e chefiar a nova Organização Policial Militar.

Hoje, a Unidade está sediada no bairro São José em Campina Grande-PB, e é responsável pelo policiamento ostensivo em toda a região metropolitana da “Rainha da Borborema”, incluindo os distritos de são José da Mata, Galante e Catolé. Popularmente conhecido como “O Guardião do Planalto da Borborema”, o Batalhão possui sob sua guarda cerca de 50 bairros, 3 distritos, além de vários conjuntos habitacionais, comunidades e aglomerados urbanos.