Casa de Mães Amor e Vida é inaugurada no Edson Ramalho

Coronel Euller inaugura Casa de Mães Amor e Vida
O coronel Euller de Assis Chaves, comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, presidiu na manhã desta sexta-feira, dia 1º, no Hospital General Edson Ramalho, a solenidade de inauguração a “Casa de Mães Amor e Vida”, um Projeto Rede Cegonha. O serviço é uma extensão da UTI neonatal, e é mais uma ação desenvolvida pelo Estado para a humanização da Saúde. No evento também foram homenageados vários oficiais e praças profissionais de saúde com a autorga da Láurea do Mérito da Saúde.

Na solenidade, o coronel Euler destacou a importância de todos os que fazem aquela casa de saúde, destacando o empenho dos profissionais para atender as pessoas mais necessitadas da melhor foram possível, no sentido de resolver e reestabelecer a saúde dos pacientes.

Ele ainda ressaltou a união e a abnegação dos oficiais e praças, bem como destacou o novo instrumento de atendimento aos recém-nascidos e suas respectivas mães, a Casa de Mães Amor e Vida, que demonstra sem dúvida alguma que toda a equipe de médicos e para-médicos estão totalmente sintonizadas com as diretrizes do Governo do Estado.

No evento, o coronel Euller também elogiou a administração do Hospital, que atualmente é comandada pelo coronel Thealmam Dias de Queiroz, que com todo zelo e competência vem diariamente transformado o Hospital general Edson Ramalho, numa das melhores instituições hospitalares da Paraíba.

O coronel Thealmam enalteceu a importância da criação do novo instrumento a Casa de Mães Amor e Vida, bem como destacou a solenidade de entrega de Láureas do Mérito da Saúde, afirmando que apesar de seu uma solenidade simples, tem um significado gigantesco, pois é o verdadeiro reconhecimento da equipe que vem herculeamente transformado o atendimento do Hospital Edson Ramalho.

A gerente do setor de Humanização do Edson Ramalho, Maria de Lourdes Fernandes de Lima, explicou que o serviço terá 14 leitos, sendo 12 na casa e dois na maternidade para atender pacientes de alto risco. “Essa casa é mais uma das metas do projeto Rede Cegonha e visa prestar uma atenção humanizada para as mães e para o recém-nascido com atendimento de qualidade. Com isso, pretendemos reduzir a mortalidade materno-infantil por meios de práticas seguras no parto e nascimento”, explica a gerente.

A Casa das Mães Amor e Vida vai facilitar e ampliar o acesso das pacientes à maternidade que hoje dispõe de 10 leitos de UTI e 4 de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). “Com essa casa, também vamos ampliar a oferta de leitos no hospital, já que as pacientes que farão uso dela podem contar com outras unidades”, destaca Maria de Lourdes.

Ela explicou ainda que dentro da política de humanização e da Rede Cegonha o hospital já implantou outros serviços a exemplo da “visita aberta” onde o familiar da paciente pode visitá-la a qualquer hora. As próximas ações serão o atendimento com classificação de risco e o parto unificado que será feito em parceria com a Unidade de Saúde da Família.

“Com esse serviço, a mãe fará o pré-natal na unidade de saúde e terá a garantia que o parto será realizado na Maternidade Edson Ramalho e, antes mesmo de ganhar o bebê, ela fará uma visita à unidade de saúde para conhecer o local onde vai dar a luz ao seu filho”, arremata.

Compartilhar