PM e PF apreendem mais de 300 quilo de maconha

Droga apreendida
A droga apreendida no final da tarde dessa quinta-feira, 24, no sítio Baixas, zona rural de Bom Sucesso, na região de Catolé do Rocha, foi transportada de Mato Grosso para ser repassada a traficantes e usuários de droga no Sertão paraibano e também em cidades do Rio Grande do Norte.

Foi o que revelou o tenente Alex Alves, que participou da operação realizada pelas polícias Federal e Militar naquele município do Sertão paraibano e resultou na apreensão de mais de 300 quilos de maconha prensada, 300 gramas de cocaína, três espingardas, sendo uma de calibre 12, duas de calibre 22, além de uma pistola 365, dois revólveres, seis celulares, munições de vários calibres, uma Moto Honda Bross 150 cilindradas preta sem documentos e ainda uma balança de precisão.

A Polícia acredita que esta seja a maior apreensão de maconha já feita no Estado em toda a história de combate ao tráfico de drogas.

Na operação foram presos Jorge Luiz Barros, 31 anos, natural de Belém do Pará, mas que reside em Mato Grosso; Francisco Antônio da Costa, também conhecido por “Francimar”, 45, residente no Sítio Baixas, os dois detidos por tráfico de drogas, além dos pais “Francimar”, Antônio Filho de Lima, 71 anos e Maria do Carmo Costa, 61. Na residência do casal foram encontradas armas. Levados para a sede da Polícia Federal em Patos todos foram autuados tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Segundo o tenente coronel Francisco Campos, comandante do 12º BPM de Catolé do Rocha a maior parte da droga foi encontrada pelo cão farejador Baruk, da raça Pit Bull, da cidade de Patos. Ele revelou que a droga poderia render mais de R$ 300 mil aos traficantes. A maconha e a cocaína estavam escondidas sobre um túnel e coberta por arbustos, em local de difícil visualização humana no sítio Baixas.

O comandante do 12º BPM informou que Francimar, dono do sítio em que a maconha foi encontrada, já cumpriu pena por tráfico de drogas, se envolveu em roubo de carga. Já o delegado Paulo disse que o trabalho para prender os traficantes começou com uma denúncia anônima. Houve o trabalho de investigações e percebeu-se grande movimentação de estranhos no pequeno município de 5.800 habitantes, inclusive a presença de caminhões. Foi montada a operação que culminou com a apreensão da droga e a prisão dos envolvidos.

Outro ponto revelado pelo delegado da Polícia Federal foi que a droga chegava à Paraíba através do município de Cajazeiras, de onde seguia para Bom Sucesso para ser redistribuída para o Rio Grande do Norte e para as cidades paraibanas de Pombal, Sousa, Campina Grande e Patos, esta por ser uma das principais rotas do tráfico de drogas do Nordeste, deveria comercializá-la, especialmente no período junino que se aproximada.

No mês de março deste ano “Francimar” foi preso noutra operação da Polícia Federal. Naquela ocasião ele foi flagrado com aproximadamente sete quilos de cocaína. A operação de ontem foi realizada após mandados de prisão expedidos pela Justiça da Comarca de Patos.

O que chamou a atenção dos policiais no momento da operação, foi quando a mãe de “Francimar”, Maria do Carmo Costa, disse para um oficial da PM que não estava bem de saúde e pediu para ir até o muro, onde foi flagrada pelo Cabo Orlando, escondendo munições e armas.