Forças de Segurança estaduais lançam Operação Semana Santa

Todo o efetivo será utilizado
Mais de seis mil homens da Polícia Militar da Paraíba, Bombeiros Militar, Polícia Civil e Detran serão empregados na fiscalização da Semana Santa. A Operação que tem início à zero hora de quinta feira, dia 05 e o término zero hora do domingo dia 08, foi lançada na manhã desta quarta-feira, dia 04, na Praça Dom Adauto, e contou com a participação do Secretário de Segurança e Defesa Social Cláudio Lima, e do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves.

Da zero hora de quinta-feira dia 05 até meia noite de domingo de páscoa, a Polícia vai intensificar as abordagens a pessoas e veículos, vistorias em bares e outros locais propícios à situação de vulnerabilidade social, além de garantir a segurança no trânsito com fiscalização do cumprimento da Lei Seca.

A escolha dos chamados “pontos quentes” é definida com base em um estudo de geoprocessamento realizado semanalmente pelo Núcleo de Análise Criminal da Assessoria de Ações Estratégicas da Seds.

De acordo com o secretário Cláudio Lima, o objetivo da ação integrada é prevenir e combater a criminalidade, preservando a paz social no Estado. “Os números mostram um aumento da criminalidade até mesmo nesse período de Semana Santa, onde deveria prevalecer à religiosidade, por isso, preparamos um plano especial para reforçar a segurança e garantir tranquilidade para a população”, afirmou.

Durante o feriado prolongado, a Polícia Militar vai utilizar todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Gate, Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista-Ceatur, entre outras.

Outra determinação da Seds é a de que, além das Delegacias Distritais e municipais de plantão, as especializadas da Capital e o Grupo de Operações Especiais- GOE atuem 24 horas, assim como o disque denúncia (197), que atendem a população recebendo denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, as cidadãs podem, contar com o serviço da delegacia Online (www.delegacia online.pb.gov.br).

Durante a Operação, serão executadas, ainda, ações permanentes estabelecidas pelo Plano Operacional de Segurança Pública 2012, a exemplo da Operação Sossego, que busca garantir a paz e tranquilidade da população coibindo a poluição sonora; Operação Saturação, com a ocupação da Polícia nos locais onde houver registro de homicídio ou tentativa de homicídio; Operação Repressão ao Crack, que consiste no combate permanente ao tráfico desse e outros entorpecentes, entre outras ações preventivas.