Batalhão de Cajazeiras já utiliza pistola Taser

Pistola Taser

No último dia 13 de março (terça), o Tenente-Coronel José Ronildo, Comandante do 6º Batalhão da PM, apresentou à tropa a nova aquisição da OPM.

Trata-se dos DCEs (Dispositivos de Controle Elétrico) marca Taser modelo M26 que serão empregados em Cajazeiras e região.

A apresentação do material foi acompanhada de instrução ministrada pelo Capitão João Segundo, o qual participou do Curso de Multiplicador de emprego do DCE em janeiro passado, na cidade de João Pessoa-PB e colaborou na organização do Curso de Operador realizado nesta Unidade em fevereiro.

O Taser é um dispositivo menos que letal que funciona por ar comprimido e lança dardos que ao atingir o indivíduo, liberam uma descarga elétrica a fim de imobilizá-lo momentaneamente, visando o controle de infratores em situação de ameaça à vida própria ou de terceiros, substituindo assim a arma de fogo em várias situações de crise policial.

Ressalte-se que é impossível reutilizar os dardos. A arma também pode liberar a carga elétrica sob controle do operador mesmo sem a munição, através de contato (toque da parte dianteira) da mesma com o corpo do agressor.

Ao longo dos próximos dias, o Capitão Segundo realizará mais apresentações junto ao efetivo de serviço. O Oficial é atualmente Instrutor da disciplina “Administração de Eventos Críticos de Massa” junto ao Curso de Formação de Soldados – CFSd em andamento no 6º BPM.

Esta disciplina versa sobre as tecnologias menos que letais (de baixa letalidade) e uso diferenciado da força e os alunos em formação também serão submetidos ao treinamento.

Compartilhar