1º Batalhão treina policiais com armas não letais

Pistola Taser
Policiais militares pertencentes ao 1º e 7º Batalhão estão sendo treinados para a utilização de armas não letais do tipo Taser.

Este instrumento é considerado uma das armas mais eficientes no controle de ameaças, pois inutiliza o oponente com uma descarga elétrica inofensiva, mas que paraliza a atividade muscular, facilitando a captura pelos policiais. O tempo de inconsciência dura entre 10 segundos e 30 minutos. O equipamento, porém só será utilizado em situaçãos de conflito e eventos com grande aglomeração.

O curso está sendo ministrado no 1º Batalhão e é compreendido de aulas teóricas e práticas, as quais capacitarão os policiais para o uso dessa arma menos letal. Estas armas são assim conhecidas pelo baixo índice de letalidade em sua utilização.

Para o tenente-coronel Almeida, comandante do 1º BPM, os policiais que estão sendo treinados são aqueles que patrulham as ruas diariamente. “Tivemos o cuidado de selecionar aqueles policiais que estão na operacionalidade, que patrulham as ruas diariamente e estão em contanto com as mais diversas ocorrências. Desta forma, estaremos capacitando os policiais não apenas para o uso, mas sobretudo para o atendimento ao público, o fim de nossa ativiade”, comentou o coronel.
Segundo o Capitão Kelton, que ministra o curso desta arma Taser, a Polícia Militar adquiriu 190 armas, as quais em breve estarão em utilização. “Estamos treinando os policiais para que possam utilizar as armas adequadamente, e só então é que eles estarão habilitados a portarem estar armas nas ruas”, finalizou o instrutor.

Compartilhar