PM encerra a 8º edição de Policia Comunitária

Participante do Curso de Polícia Comunitária

A 8ª edição do Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária foi encerrado na última sexta-feira, 25.11.11. O curso contou com a presença de 42 policiais militares que atuarão diretamente na Unidade de Polícia Solidária da comunidade Bola na Rede no bairro dos Novais, sendo comandada pelo jovem e dinâmico 1º Ten Sobreira. Além dos PMs, participaram também do curso, 04 guardas municipais de João Pessoa e Bayeux, 01 agente de investigação da Polícia Civil e 04 lideranças comunitárias de João Pessoa.

No sábado os alunos participaram de uma instrução prática de tiro policial na ACADEPOL, participando de uma simulação de confronto com marginais, inclusive com reféns.

Durante o curso os alunos tiveram a oportunidade de conhecer várias experiências de aplicação da filosofia comunitária nos policiamentos, conhecer procedimentos e atitudes para mediação de um conflito, além de conhecimentos voltados aos direitos humanos, o papel do policial no século XXI, entre outras disciplinas importantes na atividade do policial proativo e preocupado em atender as reais necessidades da comunidade.

Durante o encerramento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto “Criança do bairro com Educação, Esporte e Lazer”, desenvolvido pela Unidade de Polícia Solidária do Alto do Mateus, e tendo como responsável direto do projeto o entusiasta e vibrante SD F. Gomes, o qual recebe todo o apoio do TC Jefferson CMT do 1º BPM e do CAP Antonio CMT da UPS do Alto do Mateus, além do Cmt Geral da Corporação Cel Euller de Assis Chaves.

Durante o encerramento o TC Jefferson fez a doação de diversos materiais esportivos aos mais de 60 adolescentes que pertencem ao projeto.

Presidiu a solenidade de encerramento, o Cel Castro, Comandante do Policiamento Metropolitano, onde na oportunidade ressaltou a importância do curso para corporação e para a sociedade, além do relevante serviço prestado pelos organizadores do projeto do Alto do Mateus, visto estarem fazendo uma prevenção primária do crime, evitando que jovens em situação de risco sejam envolvidos pelo crime.

Compartilhar