PM realiza a 8ª edição de Polícia Comunitária

Policiais, guardas municipais e líderes comunitários
O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, acompanhado do comandante geral da PMPB, coronel Euller de Assis Chaves, presidiu na manhã desta segunda feira, dia 21, no auditório do comando geral da Corporação, a solenidade de abertura da 8ª edição do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária.

O evento é promovido pela SEDS em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ e organizado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária. O Curso se destina aos profissionais de Segurança Pública, lideranças comunitárias e pessoas da sociedade civil que desempenham atividades junto às comunidades. As atividades contarão com a participação de 62 alunos entre policiais militares, policiais civis, bombeiros Militares, guardas municipais, lideranças comunitárias e pessoas da sociedade.

No seu pronunciamento, o secretário Cláudio Lima, parabenizou o tenente-coronel Marcos Alexandre Sobreira, coordenador estadual de Polícia Comunitária, e ressaltou que só há um caminho para baixar os índeces de criminalidade que é a integração de todas as forças do bem, sejam elas, federal estadual ou municipal no combate sistemático ao crime organizado.

Já o comandante da Polícia Militar da Paraíba,coronel Euller de Assis Chaves, afirmou na presença de todos que os Postos de Polícia Comunitária são realidade e beneficiam hoje três comunidades carentes que viviam aterrorizadas com a atuação dos bandidos.

“Queremos implantar este tipo de policiamento em diversas localidades para que toda sociedade paraibana vivam com paz e tranquilidade, e que este método de policiamento seja uma política de Governo, voltado para a manutenção dos direitos dos cidadãos e da ordem pública” afirmou o cel. Euller.

As aulas serão ministradas por profissionais multiplicadores da filosofia da Polícia comunitária que ministrarão aulas voltadas aos Direitos Humanos, atividades policiais no contexto social, como mobilizar a comunidade para atuarem junto aos órgãos de defesa social, mediação pacífica de conflitos, a importância do bom relacionamento interpessoal e conhecimento relacionado à gestão da segurança pública.

As atividades do Curso possuem uma carga horária de 44 horas aula e se estenderá até o dia 25.11.11, com uma avaliação final.

Em linhas gerais o Curso tem o objetivo de apresentar aos alunos a importância e a necessidade de se estabelecer uma relação mútua de confiança entre os órgão de defesa social e a comunidade, a fim de que as informações possam chegar aos órgãos de maneira mais qualificada, ajudando solucionar o problema de maneira mais rápida e eficiente, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro.