Governador inaugura Base de Policiamento Comunitário

Ricardo Coutinho corta a fita simbólica
O governador Ricardo Vieira Coutinho inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (25), a Base de Policiamento Comunitário do bairro de Mandacaru, cujo objetivo é promover a integração entre Polícia e sociedade e combater a criminalidade no local, considerado um dos mais violentos de João Pessoa. A solenidade teve início às 15h,

Mandacaru é o segundo bairro da Capital a receber uma unidade do Policiamento Comunitário. O primeiro foi o Alto do Mateus, no mês de abril. O critério da escolha é a incidência criminal registrada nos dois bairros. Segundo o comandante do Policiamento Comunitário, tenente-coronel Marcos Alexandre Sobreira, a unidade pacificadora atua no bairro de Mandacaru desde o mês de maio e conta atualmente com um efetivo policial de 20 homens, que trabalham diuturnamente utilizando duas viaturas e um trio do Policiamento Móvel Comunitário (motos).

Na solenidade o governador Ricardo Coutinho ressaltou que esta é mais uma experiência que vem transformando verdadeiramente a vida dos moradores deste bairro, pois une a ação social com a reforma de 700 casas, construção de 150 casas novas, além da implantação do esgotamento sanitário, comprovam que os avanços das ações sociais juntamente com reforço da segurança pública têm resultados expressivos.

O governador ainda lembrou que houve uma redução nos índices de criminalidade em Mandacaru, aproximadamente 52% comparado ao mesmo período do ano passado, e que os moradores daquela área vão sentir a presença do Estado cada vez mais forte em todos os setores de atuação do governo.

No evento, o governador ainda entregou quatro viaturas de Policiamento Comunitário Móvel, e prometeu a implantação e conclusão do esgoto sanitário do Jardim Ester, que fica naquela localidade.

O secretário e Segurança e Defesa Social, Claudio Lima e o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, enalteceram o empenho do governador Ricardo Coutinho em prol da segurança pública e afirmaram que os moradores já começam sentir as mudanças com a implantação dos Programas Sociais e a instalação definitiva da Polícia Cidadã.

O tenente-coronel Marcos Alexandre Sobreira explicou que a filosofia dos policiais que já estão trabalhando no bairro baseia-se no policiamento comunitário, segundo o qual o policial atua costumeiramente na mesma comunidade, possibilitando que ele conheça melhor o local de trabalho e se torne conhecido dos moradores. Ele age numa parceria preventiva com os cidadãos, antecipando-se aos problemas de segurança e buscando a resolução dos conflitos de forma pacífica.

Os policiais comunitários inicialmente são treinados em aulas teóricas, nas quais aprendem sobre práticas de gestão de policiamento comunitário, integração entre Polícia e sociedade e mediação de conflitos, para só então começarem a atuar na prática.

Compartilhar