Interação: Foi o tema da palestra do juiz Ricardo Vital na Polícia Militar

Coronel Washington e o juiz Ricardo Vital
Interação entre os órgãos de segurança pública e a Auditoria Militar. Foi o tema da palestra proferida na manhã desta quinta-feira, dia 22, no auditório do Quartel do Comando Geral, pelo juiz auditor, Ricardo Vital de Almeida. O Subcomandante Geral da PMPB, coronel Washington França da Silva, o coronel Jarlon Cabral Fagundes, corregedor da PM, e vários oficiais também estavam presente.

Na sua palestra, o Juiz Ricardo Vital de Almeida destacou a importância da unificação dos procedimentos em sindicâncias policiais, afirmando que todos os levantamentos das investigações são de fundamental importância para a apuração de qualquer desvio ou acerto do policial, seja ele civil, militar, ou federal.

Uma apuração bem feita que conte com a participação efetiva de peritos, além de servir para esclarecer o crime, muitas vezes também serve para inocentar o policial, que às vezes no estrito cumprimento das suas obrigações é obrigado a matar um infrator da lei numa troca de tiros para se proteger e proteger a vida de terceiro, disse o Juiz Ricardo Vital.

O encontro também contou com a participação dos corregedores setoriais que atuam nos Batalhões em diversas regiões do Estado. Entre outros assuntos debatidos, o juiz Ricardo Vital ressaltou a importância desses encontros serem realizados com mais freqüência, com o objetivo de estabelecer procedimentos padrão nas Corregedorias para que sejam elaboradas sindicâncias complexas e assim garantir o bom andamento da Justiça no âmbito da Auditoria Militar.

Finalizando, o Juiz Ricardo Vital, também enalteceu que as Corregedorias funcionam como órgãos pedagógico, pois tem a finalidade de elaborar pareceres técnicos, bem como tirar dúvidas de quaisquer procedimentos disciplinares e administrativos.

Compartilhar