12º Batalhão participa Campanha Nacional de Trânsito

Tc Cunha coordenou os trabalhos

A ONU decidiu em 02 de março de 2010, que o período compreendido entre 2011 a 2020, seria a década mundial de ação pela segurança no trânsito, com a finalidade de estimular esforços em todo o mundo, para conter e reverter o quadro crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito a nível mundial.

Atualmente acontecem no trânsito cerca de 1.300.000 (hum milhão e trezentas mil) mortes no trânsito a nível mundial e cerca de outros milhões de pessoas ficam incapacitadas ou mutiladas de forma permanente, sendo importante salientar que essas vítimas estão dentro da faixa etária dos 15 aos 44 anos de idade, ou seja, dentro da parcela produtiva da sociedade.

O Brasil sobretudo precisa dar passos importantes nessa campanha tendo em vista que segundo os dados estatísticos da OMS, o Brasil possui a taxa de 18,9 fatalidades por grupo de 100 mil, enquanto que países europeus e asiáticos que lideram em índices de acidentes com vítimas fatais não ultrapassam a taxa de 5 eventos por grupo de 100 mil.

De modo que aqui no Brasil a coisa tomou proporções de tal maneira que passou a ser considerado um problema de saúde pública com proporções epidêmicas. Por isso tudo é que a Sociedade civil precisa se engajar nessa luta, que não deve ser exclusiva dos órgãos de trânsito,

É necessário que a pessoas adotem uma postura de correção de atitudes, de respeito as leis de trânsito, e de valorização da vida humana. Diante disso abrimos A CAMPANHA DE TRÂNSITO E O DECÊNIO DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO – JUNTOS VAMOS SALVAR MILHÕES DE VIDAS.

Em Catolé do Rocha-PB a campanha teve início com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, passando pelo centro comercial, culminando com um ato público e teve a participação dos clubes de serviços: Rotary, Lions, Maçonaria, e da prefeitura municipal, com a presença do prefeito Edvaldo Caetano, da Secretaria de educação Lourdes Lacerda, do secretário de Infra-estrutura Janduir e apoio do SAMU.

Os trabalhos foram coordenados pelo 12º BPM, com a presença do tenente coronel Cunha Rolim- comandante da unidade, auxiliado pelos policiais da 5ª Companhia de trânsito e Rodoviário, tendo a frente os 1º Tenentes Bruno Silva e Marcolany, e 3º Sgt Santos.