Polícias Civil e Militar divulgam balanço da Operação Normandia

A Operação Normandia, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11) por policiais civis e militares na cidade de Bayeux, resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, com sete adultos presos e três adolescentes recolhidos. Os policiais também apreenderam 1,5 quilo de maconha, dez pedras de crack, dois revólveres calibre 38 e uma espingarda de fabricação artesanal.

O saldo da operação foi divulgado durante uma coletiva para a imprensa, no auditório da Central de Polícia, em João Pessoa. “Tiramos de circulação traficantes e pessoas que atuavam indiretamente no tráfico de drogas em Bayeux, além de acusados de homicídios. O objetivo da operação foi trazer tranquilidade à população, que vivia aterrorizada”, disse o assessor de ações estratégicas da Polícia Civil, o delegado Isaías Gualberto. Entre os presos, segundo ele, estão dois homens acusados de assassinar um maqueiro do Hospital Materno Infantil de Bayeux, em junho deste ano.

Para o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, capitão Lucas, o sucesso da operação se deve ao trabalho cada vez mais integrado das polícias Civil e Militar. “Desarticulamos bocas de fumo que funcionavam intensamente. Uma delas, no bairro Mutirão, já havia sido desmanchada em outras ocasiões, mas que foi continuada pela mãe e outras pessoas próximas do acusado. Agora, colocamos um fim no comércio ilegal naquela localidade”, afirmou.

A gerente de Polícia Civil Metropolitana, Daniela Vicuuna, ressaltou a importância da participação da população pelo Disk Denúncia 197. “A sociedade pode colaborar com nosso trabalho. Diante de qualquer suspeita de tráfico em sua rua, em seu bairro, deve denunciar. Todas as denúncias serão apuradas pela polícia”, garantiu.

Operação Normandia – A operação Normandia contou com o trabalho de 60 policiais, entre civis e militares, e visitou os bairros do Centro, Mário Andreazza, São Bento e Jardim Aeroporto.

O nome da operação faz alusão à Batalha da Normandia, conhecido como Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial, que libertou as cidades francesas da ocupação alemã. A cidade de Bayeux, mesmo nome da cidade paraibana, local da operação, foi a primeira a ser libertada pelos aliados. “Esse é apenas a primeira operação. Daremos continuidade a esse trabalho e libertaremos a população, que vive com medo por causa do crime associado ao tráfico de drogas na região”, disse Isaías Gualberto.

Também participaram da coletiva o delegado titular da 5ª Delegacia Distrital de Bayeux, João Pereira de Mello Júnior, e o comandante da região metropolitana, coronel Castro.