3º Batalhão promove 1º Encontro Intersetorial de combate as drogas

Coronel Almeida fala para os presentes
O I Encontro Intersetorial de Combate às Drogas aconteceu durante a noite de ontem (11), na Câmara de Vereadores de Patos. Realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, 6º Núcleo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu diversas autoridades para um debate sobre enfrentamento ao uso de drogas naquele município paraibano.

Estiveram presentes o comandante do 3º BPM, Coronel José de Almeida Rosas, o Gerente Regional de Saúde da 6ª Região, Davi Nunes da Paz, a coordenadora de saúde mental do município de Patos, Sandra de Lourdes Serrano, a promotora de Justiça e Curadora, Edvani Saraiva, o presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Marcos Eduardo e o coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- PROERD, major Onivan Elias, além de
representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, OAB, secretaria de Educação
municipal e os presidentes das associações de bairros.

O encontro, que representa o primeiro passo de uma longa caminhada no combate efetivo ao uso de drogas na cidade de Patos, foi palco de apresentação de propostas de ação integrada entre os órgãos participantes.

O coronel Almeida destacou as principais metas a serem tomadas nesse primeiro momento. Segundo o oficial, é preciso mapear a cidade de Patos com relação às famílias com problemas de usuários de drogas, bem como as áreas de risco. Em seguida, envolver órgãos federais, estaduais e municipais em ações sociais que proporcionem a reestruturação familiar e seu distanciamento do mundo das drogas e posteriormente, engajar a sociedade civil com um trabalho de conscientização e esforços voluntários no combate aos efeitos das drogas na comunidade.

O trabalho preventivo foi o alvo referencial das ações discutidas, no entanto questões sobre o combate ao
tráfico de drogas, bem como o tratamento de usuários também foi pauta entre os convidados. De acordo com a promotora de justiça, a legislação trata de forma diferenciada o traficante do usuário sendo este primeiro um causador de delito e o segundo, uma vítima desse processo.

A busca pelo envolvimento de toda a sociedade nessa luta foi exposta pelos representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde. Ambos enfatizaram que o tratamento de usuários de drogas deve ser acompanhado pela família e amigos, todos devem se mobilizar para ajudar o outro, bem como criar condições para a ressocialização do mesmo junto à comunidade.

Apresentando projetos estaduais que já estão sendo postos em prática, o Major Onivan Elias explanou as
etapas em que os planos de enfrentamento ao crack e o uso de violência dentro dos ambientes escolares
estão sendo desenvolvidos. O militar destacou ainda a importância da integração dos órgãos estaduais
e municipais na busca por uma cultura de paz. Por fim, os convidados puderam fazer perguntas e
sugestões que serão analisadas e discutidas nos próximos encontros.