Polícia Florestal participa de curso da capacitação

As aulas acontecerão no auditório do Jardim Botânico Benjamim Maranhão e no Parque Estadual da Mata do Xém-Xém
Durante três dias, 20 até 22 de maio, a Superintendência de Administração do Maio Ambiente (Sudema) e a Polícia Militar Ambiental realiza um curso de Policiamento Ambiental. A capacitação é voltada para gestores e policiais ambientais que trabalham nas Unidades de Conservação e áreas protegidas do Estado.

Ministrado no auditório do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, as aulas terão como diferencial a prática, que acontecerão no Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, no município de Bayeux.

O objetivo da Sudema é fazer com que seus funcionários atuem com mais eficiência, trabalhando junto com a Polícia Militar Ambiental, protegendo, da melhor forma áreas como o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. O Capitão Fábio Margarido, da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela criação da Guarda Nacional Ambiental, é o representante nacional, que vai passar as experiências adquiridas ao longo de sua carreira.

Proteção ambiental

A capacitação serve para os profissionais conhecerem as novas práticas de guarda, autuação e gestão, aplicando nas 16 Unidades de Preservação Ambiental distribuídas no Estado, que abrange cerca de 77.000m2. Dentre essas Unidades, também estão os Parques Estaduais Pedra da Boca, a Mata do Jacarapé e Aratu, e a Estação Ecológica do Pau-Brasil, todos destinados às visitas de estudantes, pesquisadores, turistas e esportistas de aventura.

Estas áreas protegidas, além dos atributos turísticos e educativos, prestam um serviço à sociedade, pois guardam em se interior sítios históricos indicadores dos primeiros habitantes humanos da região nordestina. Também, muitos percursos dos rios, que abastecem de água as cidades da Paraíba, passam por esses locais. Além disso, as áreas de conservação ambiental servem como purificador do ar, amenizam os ruídos produzidos pela movimentação intensa das cidades e são bancos vivos para a extração de princípios ativos de plantas e animais. O curso propõe unificar os procedimentos nacionais de operação com os locais e fortalecer a atuação nas áreas sob a responsabilidade do Governo.

Compartilhar