PM expulsa mais um soldado condenado por homicídio

O soldado João Maria Cavalcante Carvalho, foi expulso da Polícia Militar. Portaria assinada pelo coronel Wilde de Oliveira Monteiro foi publicada no Diário Oficial que determina a imediata comunicação do ato de exclusão aos Juízes da Justiça Militar e da Vara das Execuções Penais da Comarca da Capital.

O soldado João Maria foi condenado a 14 anos de reclusão pelo 2º Tribunal do Júri Popular da Capital pelo crime de homicídio cometido no dia 13 de janeiro de 1999, no interior da Churrascaria “Cawboy”, localizada no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa.

Segundo consta dos autos o então soldado se encontrava bebendo na churrascaria juntamente com a vítima, Sérgio Ricardo de Mendes, que comemorava seu aniversário. Durante a comemoração o militar e o aniversariante discutiram, culminando com João Maria atirou contra Sérgio que atingido pelos disparos veio a óbito. João Maria fugiu sendo preso posteriormente.

A Comissão de Disciplina que decidiu pela expulsão do soldado foi presidida pelo capitão Clécio da Silva Gomes e composta ainda pelos tenentes Francisco José Júnior e Jamerson Abílio de Souza.

Antes da publicação do ato de expulsão o soldado João Maria estava cumprindo a pena no quartel do 5º Batalhão da PM no regime semi-aberto. Apesar do ato de expulsão, o agora ex-militar aguarda resultado de recurso impetrado junto ao Supremo Tribunal Federal para garantir sua permanência nas fileiras da Polícia Militar da Paraíba.

Com a publicação da portaria o tenente-coronel Getúlio Bezerra, comandante do 5º BPM disse que está providenciando a comunicação ao juiz da Vara das Execuções Penais para que o ex-militar cumpra o restante da pena em um estabelecimento prisional da capital.

Compartilhar