Mais 25 policiais militares são capacitados com o estágio de ações da Patrulha Maria da Penha

A Polícia Militar agora conta com mais 25 policiais capacitados com o Estágio de Ações Preventivas – Módulo Patrulha Maria da Penha. A formatura dos militares e outros profissionais, que passaram por mais de 80 horas/aulas, divididas em 12 disciplinas, aconteceu nessa sexta-feira (11), em Campina Grande, e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, da Secretária da Mulher e da Diversidade Humana. Lídia Moura, e da juíza Graziela Queiroga, que integra a coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça da Paraíba

Os formandos receberam o brevê que simboliza a conclusão do curso e foram conclamados pelo próprio comandante-geral a não medirem esforços para auxiliar nas ações que previnam e coíbam a violência doméstica na Paraíba.

“Temos agora mais policiais militares aptos para atuarem num programa que orgulha os paraibanos. Um programa totalmente integrado e eficiente, que permeia instituições e pessoas. Temos a missão de proporcionar dias melhores às mulheres paraibanas, num processo de um trabalho integrado que tem o objetivo de protegê-las da violência e de proporcionar o respeito necessário às vítimas”, destacou coronel Euller.

O curso aconteceu em Campina Grande e reuniu policiais dos 2º, 10º e 15º Batalhões; da 3ª Companhia Independente, da Força Regional, do Comando de Policiamento Regional I e Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP). Além deles, outros 15 profissionais de outras instituições fizeram parte da turma.

Grade curricular – No curso, os profissionais tiveram aulas sobre direitos humanos das mulheres; relações de gênero; gênero e diversidade sexual; equidade racial; conduta ética, técnica e legal das instituições policiais; procedimento operacional padrão; Lei Maria da Penha; medidas protetivas de urgência, entre outros.

Os formandos vão atuar na ampliação do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, que terá uma sede em Campina Grande para atender 32 municípios da região. Em seguida, as cidades do Brejo e do Cariri também serão cobertas com o programa.