Prevenção ao novo coronavírus altera rotina dos cursos de formação da Polícia Militar da Paraíba

Os cursos de formação realizados pela Polícia Militar da Paraíba foram todos suspensos, a partir desta quarta-feira (18), como forma de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19). O risco de contágio que as atividades poderiam provocar, já que não acontecem apenas em ambientes abertos, mas também em salas de aula e com o compartilhamento de equipamentos, levou o comando da corporação a tomar essa medida.

A decisão é para “suspender as formaturas, eventos, reuniões, solenidades, cursos e estágios presenciais, até segunda ordem”, ou seja, não tem prazo definido. Essa foi a primeira orientação dada pelo documento elaborado pelo comando da corporação sobre as medidas que devem ser tomadas dentro da instituição para prevenir o contágio da doença COVID-19.

O diretor do Centro de Educação da PM, coronel José Ronildo, disse que os policiais dos cursos de formação passam automaticamente a reforçar o policiamento nas ruas, nesse período de suspensão das aulas. “Estão suspensas apenas as atividades acadêmicas, por serem realizadas em ambientes como salas de aula e outros espaços de aglomeração, que traz risco de um possível contágio. Esses policiais dos cursos de formação, no entanto, passarão a reforçar o policiamento nas ruas, com as devidas orientações que estão sendo passadas aos demais policiais militares, dando assim continuidade ao estágio supervisionado, que faz parte da grade curricular de formação”, destacou.

Em relação aos policiais que são de outros estados e estão nos cursos, o coronel Ronildo disse que eles foram devidamente orientados para não viajarem para casa durante a suspensão das aulas. “Eles foram orientados para permanecerem na cidade e evitar desde já esse trânsito para outros estados, no caso para quem é de fora. A orientação para eles e para todos, é que fiquem em casa na folga, aguardem as escalas e durante o serviço tomem os devidos cuidados de prevenção à saúde. O momento é de prevenção”, afirmou o diretor.

Todas as medidas tomadas pela Polícia Militar estão adequadas à normativa do Governo do Estado da Paraíba, divulgada nessa terça-feira (17), pelo Governador João Azevêdo.

Compartilhar